Brasil tem maior complexo eólico da américa latina

complexo-eolico-campos-neutrais

Avançar nos planejamentos para gerar uma energia mais limpa e sustentável é meta não só do governo federal, como de todos os cidadãos brasileiros, criar projetos inteligentes, incentivar novos investidores e alinhar os recursos financeiros para promover um desenvolvimento energético eficiente no país.

O setor de energias renováveis está expandindo e tendo maior ênfase de importância, em tempos de aquecimento global e preservação do meio ambiente, nada mais correto do que, explorar os recursos naturais que temos disponíveis em nosso país a nosso favor.

Graças aos planejamentos no setor energético podemos acompanhar as novidades na geração de energias renováveis em novos complexos eólicos e solares.

Diversificar a matriz energética promove a possibilidade de atrair melhores investidores para a geração de energia elétrica em fontes alternativas, além de expandir os processos de abastecimento, esta expansão gera emprego e movimenta a economia brasileira.

Parques Eólicos no Brasil

O Brasil conta com cerca de 167 parques eólicos divididos nas regiões do nordeste e sul, em apenas um dia foram gerados em torno de 2.989,2 megawatts médios de energia, gerados pela força do vento, a energia eólica representa um percentual de 3,5% do total da matriz energética, com a expansão a estimativa será produzir 11% desse total.

Com novos empreendimentos sendo inaugurados no sul do país a evolução energética e sustentável já conta com o maior complexo eólico da América Latina, o Complexo Eólico Campos Neutrais possuí três parques em seu sistema de abastecimento, dentre eles, o Parque Eólico Chuí com 144 MW de potência, conta com 72 aerogeradores e é capaz de atender 800 mil habitantes, o Parque Eólico Hermenegildo que tem capacidade para atender 1 milhão de habitantes, possuí 101 aerogeradores e gera 181 MW de potência e o recém inaugurado Parque Eólico Geribatu.

parque-eolico-geribatu-complexo-eolico-rs-campos-neutrais
Parque eólico Geribatu – Complexo eólico RS Campos Neutrais

Complexo eólico Campos Neutrais conta com mais um parque

Recentemente inaugurado pelo governo federal o Parque Eólico Geribatu localizado no município de Santa Vitória do Palmar, conta com 129 aerogeradores, tem capacidade para gerar 258 MW de potência e atende mais de 1,5 milhão de habitantes.

O mais novo e maior parque do Complexo Eólico Campos Neutrais já está em pleno funcionamento e estimula o setor econômico da região, com o Centro de Visitantes aberto ao público o segmento de turismo lucra com a passagem de mais de 8 mil pessoas no último ano.

Com a integração dos três parques, o Brasil tem o maior complexo eólico da América Latina, potencial que gera energia limpa e sustentável para mais de 3 milhões de habitantes, com o estímulo em promover mais programas capazes de gerar energia renovável o governo federal vê favorável a expansão para o setor energético, além de alavancar a economia com novos investidores e empreendedores.

Claro que a muito do que ser feito e desenvolvido para alcançar de fato o desenvolvimento energético e não depender tanto de usinas hidroelétricas em nosso país, mas com planejamento eficiente e comprometimento em poucos anos o Brasil já conseguirá suprir a demanda no setor de energias renováveis e sustentáveis.

COMPARTILHAR