Construtoras recebem 25 mil milhões de dólares para veículos com menor consumo

carro-electrico-mobi-e

A administração de Obama confirmou hoje que a Ford, a Nissan e a Tesla foram as fabricantes de automóveis contempladas pelo pacote de 25 mil milhões de dólares destinado à construção de veículos que consumam baixas quantidades de combustível.

A Ford irá receber seis mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros), a Nissan beneficiará de 1,6 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros) e a Tesla 465 milhões de dólares (335,2 mil milhões de euros).

As ajudas financeiras serão concedidas pela forma de empréstimos estatais e têm como objectivo reestruturar as fábricas de forma a torna-las capazes de produzir veículos híbridos, eléctricos e de baixo consumo energético.

O secretário de Estado do Departamento de Energia norte-americano, Steven Chu, afirma que estes investimentos significarão um retorno para o governo através da criação de empregos, redução da dependência de petróleo face ao exterior e diminuição das emissões de gás.

Veiculo Hibrido

Chu assegurou que a Chrysler e a General Motors poderão também ser abrangidas pelo pacote de 25 mil milhões de dólares, depois de recuperarem da situação de insolvência, pois relembra que o programa só está aberto a companhias viáveis. “Ainda sobrou muito dinheiro, mas nós iremos esticar estes dólares tão longe quanto podemos.”

A “crise” petrolifera que antecedeu a verdadeira crise económica mundial actual, despertou em alguns dirigentes a preocupação sobre a eficiência energética e a natural evolução tecnológica nos principais meios de transporte.

Pode ser que assim se quebre o monopólio petrolifero de alguns paises, que até este momento serviam de trunfo como objecto de pressões internacionais.

OBAMA = REVOLUÇÃO

FONTE: PUBLICO.PT