Xpeng baixa preços de veículos elétricos na China como resposta à Tesla

Tesla - Baixa preços carros elétricos

Nas últimas semanas, a Tesla esteve nas bocas do mundo devido à sua decisão de reduzir os preços de alguns modelos da sua gama de veículos elétricos.

Justificada com a crescente eficiência dos métodos de produção, esta movimentação de valores de mercado deu muito que falar, e inevitavelmente culminou com respostas de algumas marcas concorrentes…

Terá a Tesla iniciado uma guerra de preços no setor dos veículos elétricos?

A deliberação da marca americana acabou por resultar numa autêntica enchente de pedidos, sendo mais de 30000 as encomendas acumuladas, só na China. Quando, na Europa, as quedas de preço também tiveram lugar, toda a concorrência tremeu…

Sejamos realistas: apesar da maioria dos fabricantes automóveis possuir atualmente no seu portfólio uma oferta de viaturas elétricas cada vez mais interessante, a Tesla continua a representar uma espécie de objeto de desejo, de objetivo a atingir, de condição irrealizável…

Consequentemente, esta é a marca que define a tendência deste mercado, apesar da sua influência real estar cada vez inflacionada.

Perante estes acontecimentos, a resposta de pelo menos um adversário não demorou a chegar…

A Xpeng Motors também aderiu às “promoções” nos carros elétricos

SUV Xpeng G3i
SUV Xpeng G3i

Na Europa ainda não se sentiram quaisquer ações reativas por parte de nenhuma marca, logo, pelo menos para já, a Tesla pode continuar descansada no seu pedestal. No entanto, da China já não se pode dizer a mesma coisa…

A fabricante chinesa Xpeng não demorou sequer duas semanas a agir, atualizando em baixa o preço dos seus modelos elétricos, mas apenas no mercado doméstico.

Como amostra, o Xpeng P7 viu o seu preço ser reduzido em mais de 5000 dólares, colocando o valor final de compra deste sedan a rondar os 30000 dólares.

Olhando para um segmento superior, podemos verificar que o SUV Xpeng G3i, por exemplo, pode agora ser adquirido por menos 3500 dólares que antes.

Em abono da verdade, mais cedo ou mais tarde veremos mais reações deste género, inclusive na Europa, mas há sempre um fator a ter em conta, e que beneficia a Tesla: a margem de lucro.

A empresa americana opera com margens que rondam os 30%, logo é mais fácil para ela continuar a ganhar dinheiro, mesmo com reduções de PVP de 10000€ (como aconteceu em Portugal).

Certamente há marcas que não se podem dar a esse luxo, pelo menos num nível semelhante ao da gigante Tesla… no entanto o mercado reage e promete uma concorrência feroz.

Vídeo – XPENG Embracing 2023

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima