Xiaomi Auto vai começar a fabricar e distribuir veículos elétricos

Carros Elétricos Xiaomi

A Xiaomi é uma marca chinesa sobejamente conhecida por todos os amantes de tecnologia, e não só. O seu negócio começou, essencialmente, com o fabrico e comercialização doméstica de smartphones, mas, em poucos anos, foi-se expandindo, quer em territórios onde marca presença oficial, quer na gama de produtos desenvolvidos.

Com isto, hoje em dia, devem contar-se pelos dedos das mãos aqueles que não conhecem esta marca, ou que nunca tiveram contacto com algum produto da imensidão da sua linhagem, que vai em breve receber novos membros.

Xiaomi entrará em breve no setor dos veículos elétricos

Soube-se recentemente que a Xiaomi está muito perto de conseguir a autorização necessária para dar início ao fabrico de viaturas totalmente elétricas.

O anúncio oficial ainda não foi feito, no entanto as fontes em questão pertencem à indústria automóvel chinesa, logo pode afirmar-se que estão em posição privilegiada para avançarem com uma informação desta dimensão.

Em 2017 a China aumentou o rigor dos critérios exigidos para conceder as licenças necessárias ao fabrico de carros elétricos

Apesar disso, a XPeng conseguiu obter a sua licença no início de 2023, apenas dois meses depois da Xiaomi também a ter conquistado, mas com recurso a um pequeno truque: a gigante dos smartphones comprou a Borgward, que já possuía esta licença mas entrou em falência em novembro de 2022.

Fábrica da Xiaomi Auto é em Pequim

Carros Elétricos Xiaomi

No mundo automóvel, a empresa operará sob a designação de Xiaomi Auto. A sua fábrica está a ser construída na capital chinesa, Pequim, e ficará dividida em duas fases, cada uma com capacidade para produzir 150.000 viaturas por ano.

A primeira fase ficará concluída no próximo mês de junho, após mais de 2 anos de construção.

O presidente da Xiaomi Auto, Lei Jun, pretende que a marca se torne numa das cinco maiores fabricantes automóveis mundiais num prazo compreendido entre 15 a 20 anos.

Apesar da ambição destes números, Jun alimenta grandes esperanças quanto à sua concretização, pois a expansão operada pela Xiaomi nos últimos 3 anos fez com que os negócios da mesma chegassem a territórios até então inalcançáveis, um pouco por todo o mundo.

Resultados das vendas de carros elétricos na China são motivo de esperança

Segundo a Associação de Automóveis de Passageiros da China, o volume de venda de viaturas ligeiras de passageiros na China aumentou 1,9% em 2022, face ao ano transato, o que representa 20,543 milhões de unidades.

Destas viaturas, 5,674 milhões são elétricas, ou seja, pouco menos do dobro comparativamente a 2021. De notar que este aumento nas vendas contribuiu para a melhoria dos resultados alcançados pelas fabricantes já instaladas no mercado chinês, entre as quais a Nio, a XPeng e a Li Auto.

A Xiaomi Auto prevê iniciar a produção em massa do seu primeiro carro elétrico em 2024, e, apesar de apenas agora dar entrada num mercado já com muitos fabricantes, vê com bons olhos o ingresso nesta nova aventura.

Vídeo – Xiaomi planeia lançamento de carros elétricos em 2023

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima