Workshop - Sistemas Solares Fotovoltaicos

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) organiza um workshop sobre sistemas solares fotovoltaicos com baterias, direcionado às pequenas e médias empresas (PMEs) e/ou profissionais interessados. Este workshop encontra-se inserido no ciclo de workshops “Mais Sol, mais Energia”

Workshop – Sistemas Solares Fotovoltaicos com Baterias

Este workshop decorrerá no próximo dia 2 de fevereiro de 2023, das 10:00h às 16:00h, na Universidade de Évora.

O objetivo deste workshop é dar respostas e transferir conhecimento para as empresas sobre a integração destes sistemas, nomeadamente:

  • Como operam estes sistemas?
  • Como interagem entre si (estratégias de gestão de energia, operação em tempo real, etc.)?
  • Como evitar falhas de operação?
  • Boas práticas de instalação, operação e manutenção.

Sistema Solar Fotovoltaico

 

O Workshop será dividido em duas partes:

  1. Parte dedicar-se-á à introdução dos conceitos principais, explicação do funcionamento deste tipo de sistemas e esclarecimento de dúvidas dos participantes;
  2. Parte irá consistir numa visita técnica à SolGrid (microrrede experimental) da Cátedra de Energias Renováveis composta por diferentes tecnologias de baterias, com o principal objetivo de demonstrar a sua integração nesta rede bem como a sua operação e controlo em tempo real.

Locais

Período da manhã: Casa Cordovil da Universidade de Évora
Período da tarde: Herdade da Mitra

Público-alvo

Este Workshop está direcionado especialmente para pequenas e médias empresas (PME´s) e/ou profissionais interessados, no sentido de promover a integração de sistemas fotovoltaicos com baterias bem como a sua gestão inteligente.

A participação nesta conferência é gratuita, no entanto os lugares disponíveis são limitados.
O preenchimento dos lugares é feito por ordem de receção da inscrição.

Programa

10.00 – 10.15 Registo de participantes
10.15 – 10.30 Abertura
Luís Fialho
10.30 – 12.00 Tipos e Configurações de Sistemas
Ana Foles e Luís Fialho
12.00 – 12.30 Estratégias de Gestão
Ana Foles e Luís Fialho
12.30 – 14.00 Pausa para Almoço (Livre)
14.00 – 15.45 Visita Técnica à SolGrid (microrrede experimental) da CER-UÉ
Ana Foles e Luís Fialho
15.45 – 16.00 Entrega de Certificados de Participação

Inscrições

As inscrições são gratuitas mas com número limitado, sendo que as mesmas serão preenchidas consoante a ordem de receção da inscrição e, encerradas automaticamente no seu limite.

Inscrições gratuitas e obrigatórias em: https://forms.gle/qLx8DDgnEtYayV5g8 

Ciclo de Workshops “MAIS SOL, MAIS ENERGIA”

A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) está a promover o ciclo de workshops MAIS SOL, MAIS ENERGIA, sobre diferentes aplicações de energia solar, com foco em solar fotovoltaico e solar térmico.

O ciclo de Workshops “MAIS SOL, MAIS ENERGIA”, oferecem formação em 3 tópicos de diferentes aplicações de energia solar:

  1. Irrigação Solar Fotovoltaica;
  2. Coletores Solares Térmicos para Produção de Calor de Processo Industrial a Média Temperatura;
  3. Aplicações de Energia Solar Fotovoltaica com Baterias avançadas para o domínio residencial ou serviços.

Os participantes podem assistir às sessões do seu interesse de forma gratuita, e ganhar conhecimentos ao nível do dimensionamento, boas práticas, instalação, manutenção e operação nas diferentes linhas tecnológicas.

A inscrição para cada workshop é obrigatória e estará disponível 1 mês antes da sua data, através de formulário online.

Os Workshops têm caráter presencial e decorrem nas instalações da Universidade de Évora, beneficiando da utilização de demonstradores tecnológicos à escala real e de contato direto com os investigadores da CER-UÉ.

O ciclo de workshops teve início no dia 7 de dezembro de 2022, com uma sessão sobre irrigação solar e irá decorrer até 31 de maio de 2023, com um total de 10 workshops.

Esta iniciativa resulta da colaboração de dois projetos, – SolaQua – Irrigação solar acessível, fiável e económica para a Europa, financiado pela União Europeia através do programa H2020 e o – Solar Tech – Transferência de Tecnologia, financiado pelo FEDER através do Programa Alentejo 2020.

O projecto SolaQua (GA 952879) conta com 11 parceiros de 7 países e tem como objetivo explorar o elevado potencial combinado de recurso solar e agricultura dessas regiões, dinamizando e consolidando o mercado da irrigação fotovoltaica, procurando sensibilizar agricultores, investidores e PME’s, com a aposta numa irrigação com zero emissões e um custo inferior até 70% em relação às soluções atuais, baseadas em combustíveis fósseis.

Disponibilizando já materiais de formação, ferramentas, visitas organizadas, workshops e conferências, aumentando a impacto desta tecnologia para mais de 150.000 agricultores e 70 PMEs europeias.

O projeto Solar Tech (ALT20-03-0246-FEDER-000053) tem como objetivo a transferência de tecnologia e conhecimento na área da energia solar e do armazenamento de energia térmica e elétrica, para o setor empresarial.

As três linhas tecnológicas em promoção incidem em áreas tecnológicas identificadas atualmente pelo setor como sendo de elevado valor acrescentado, baixo custo, potencial de comercialização internacional e caráter inovador.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui