Carro Elétrico Volkswagen ID3

Carros 100% elétricos no Brasil para neutralizar as emissões C02

Os modelos ID.3 e ID.4 da família ID da marca Volkswagen foram lançados na América Latina. Em alguns países da Europa, na China e nos EUA, estes modelos 100% elétricos já são comercializados, e, de acordo com fabricante alemã, as primeiras unidades destes carros elétricos serão recebidas pelo Brasil e pela Argentina.

Carros elétricos ID da Volkswagen 

Os modelos da família ID da marca Volkswagen têm uma autonomia de bateria entre 330km e 550km, conseguindo alcançar uma potência máxima de 145 cv a 299 cv.

Em aproximadamente 30 minutos, com um sistema de carregamento rápido, nomeadamente uma recarga DC (100 kW), a bateria pode ser carregada em até 80%. O objetivo da marca alemã para a América Latina é neutralizar as emissões de CO2 até 2050, apostando em carros totalmente elétricos juntamente aos híbridos.

Esta é a estratégia de descarbonização da Volkswagen e o CEO da marca na América Latina, Pablo Di Si afirma “Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo. Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”.

Venda dos carros elétricos no Brasil

No ano 2019, o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil deu o “pontapé” de partida para a estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina. Passado dois anos, chegou um carro 100% elétrico, e-up! que foi apresentado no Uruguaia.

Recentemente, o Brasil foi o país selecionado para ser a sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.

De acordo com a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), no primeiro semestre deste ano, o mercado de carro elétricos no Brasil registou um recorde de venda.

Entre janeiro e junho foram comercializados 1.006.685 veículos, sendo que 1,4% desses veículos são elétricos, representando um total de 13.833.

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicou que junho tinha sido o melhor mês da série histórica. Mas, as vendas de julho, superaram essa marca que alcançou 2,2% de market share.

O grande objetivo inicial da ABVE é que, até ao final deste ano, sejam vendidos 28 mil carros elétricos, tendo em conta que já foram vendidos 13.899 no primeiro semestre de 2021.

Mas, a expetativa é que as vendas ultrapassem os 30 mil veículos, o que resultava num aumento de mais de 50% em relação ao ano 2020, quando foram registados 19.745 veículos. Comparando o ano 2020 com o ano anterior, o aumento já tinha sido de 66%, resultado da venda de 11.861 veículos.

A frota total no Brasil entre 2012 a junho de 2021 correspondeu a 56.167 veículos elétricos. Para estas estatísticas são considerados veículos elétricos, todos os automóveis + comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos 100% a bateria (BEV). Assim, não são considerados os autocarros, camiões e elétricos levíssimos.

Carros elétricos Volkswagen ID.3 vs ID.4

Carro Elétrico Volkswagen ID3 VS ID4
Volkswagen ID3 VS ID4

O modelo ID.3 da marca alemã é um hatchback (com 4,26 m de comprimento) compacto com até 550 km de autonomia. Contou com a nota máxima (cinco estrelas) nos testes de segurança do Euro NCAP e de colisão na proteção para adultos e crianças.

Por outro lado, o modelo ID.4 da Volkswagen é mais “ambicioso” e é um SUV elétrico que pode alcançar os 520 km de autonomia (capacidade de armazenar até 77 kWh de energia), tendo sido eleito “World Car of the Year 2021”.

O motor elétrico posicionado no eixo traseiro gera força equivalente a 204 cv de potência. Este modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, alcançando a velocidade máxima de 160 km/h.

Em geral, o ID.3 é considerado muito baixo para o padrão das ruas brasileiras. Há a preocupação da marca alemã de que o para-choque raspe em valetas, lombas e rampas. Logo, o crossover fará mais sentido no Brasil.

Vídeo – VW ID.3 e ID.4 são os próximos carros elétricos no Brasil

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui