Volkswagen confirma finalmente carro elétrico por 20 mil euros

Volkswagen - Carro Elétrico ID.1

Excelente notícia para o universo da mobilidade elétrica, após muita deliberação, o grupo Volkswagen deu luz verde para lançar carros elétricos com preço aproximado de 20 mil euros. O primeiro modelo elétrico será lançado já em 2027.

Carro elétrico da Volkswagen por 20 mil euros em 2027

No comunicado de imprensa, a Volkswagen afirma que tem “trabalhado há algum tempo para oferecer veículos elétricos compactos e particularmente acessíveis na faixa de preço de cerca de 20.000 euros.”

Notavelmente, o comunicado foi enviado pela Volkswagen Group Communications, e não pela marca VW. Isso porque “as marcas de volume do Grupo” usarão esses veículos para cumprir a sua promessa de viabilizar a mobilidade para todos e facilitar a adoção dos EVs. “Com a sua diversidade de marcas, o Volkswagen Group também assume uma responsabilidade social por uma mobilidade acessível e sustentável”, afirma o comunicado.

“Várias gerações associam as marcas fortes do Volkswagen Group ao seu primeiro carro – e com mobilidade acessível. Como um grupo com marcas fortes, continuamos a assumir essa responsabilidade social até hoje”, diz Oliver Blume, CEO do Volkswagen Group. “É por isso que estou muito feliz que estamos lançando um projeto voltado para o futuro. Trata-se de mobilidade elétrica de entrada da Europa para a Europa. Com isso, combinamos um compromisso claro com a Europa como um local industrial, uma política industrial europeia e, finalmente, agimos no interesse dos clientes europeus.”

Carros elétricos fabricados na Europa e “provavelmente” sem baterias da China

Os carros serão fabricados na Europa, o que a VW diz “beneficia a Europa como um local industrial.” Outra vantagem é que as longas rotas de transporte para componentes serão reduzidas e as emissões de CO2 evitadas como resultado.

No entanto, o Grupo ainda não anunciou detalhes sobre o veículo, que no caso da própria VW pode ser chamado de ID.1. Portanto, ainda não está claro em qual plataforma os veículos serão baseados e quais os dados-chave estão sendo visados para a bateria, autonomia e sistema de carregamento.

Sendo um dos maiores fatores de custo num carro elétrico, a bateria é particularmente importante neste segmento de preço. Com a declaração da VW sobre fabrico na Europa, parece pouco provável que a VW dependa de baterias compradas no Extremo Oriente.

Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, acredita que construir um carro elétrico com um preço de 20.000 euros será efetivamente um desafio, mas confia em que será viável. “Apesar do preço atraente, os nossos veículos estabelecerão padrões no segmento de entrada em termos de tecnologia, design, qualidade e experiência do cliente”, afirma ele. “Esta tarefa se tornou mais exigente devido ao aumento dos custos de energia, materiais e matérias-primas. Uma coisa é clara: a eletromobilidade da Europa para a Europa só pode ter sucesso com apoio político e condições de estrutura competitiva.”

O anúncio chega apenas dois meses após Schäfer anunciar na conferência anual da empresa o lançamento de um veículo elétrico com o título provisório ID.1

Um cenário era uma cooperação com a Renault. Mas, na semana passada, a montadora francesa confirmou que as conversas semanais não se transformaram em um acordo. Não há explicação sobre o que aconteceu. O anúncio solo do Volkswagen Group indica que seus futuros carros elétricos urbanos serão baseados em uma plataforma própria.

Carro elétrico ID.1 com autonomia para 300 quilómetros?

Como mencionado acima, o fabricante ainda não publicou detalhes técnicos. Mas já existem rumores. De acordo com um relatório da British Car Magazine, o VW ID.1 poderia ter uma autonomia de 300 km.

A publicação cita Schäfer dizendo que os clientes não acharão um carro elétrico com uma autonomia de apenas 150 km muito prático e que tal modelo não ofereceria uma vantagem significativa sobre um PHEV.

O Volkswagen Group também divulgou um teaser do primeiro carro elétrico planeado de 20 mil euros. O perfil lateral parece inspirado no VW ID.2 SUV, que será lançado em 2026.

Apresenta frentes dianteira e traseira mais verticais, uma frente mais curvada e uma distância entre eixos mais curta. Os arcos das rodas pronunciados dão ao carro um visual desportivo e, ao contrário dos do VW ID.2 SUV, são circulares, não quadrados.

Assim como a “Família de Carros Urbanos Elétricos”, que consistirá no VW ID.2, VW ID.2 SUV, Skoda Epiq e Cupra Raval, a próxima linha de carros elétricos urbanos pode consistir em vários modelos. Mas isso ainda não foi oficialmente confirmado. Em março, Schäfer disse que havia quatro equipas de projeto trabalhando no futuro carro elétrico.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima