Vila Solar na Alemanha

A Alemanha aprovou em 2000 uma lei que obriga as companhias de energia a pagar em dinheiro as pessoas que conseguissem devolver para a rede elétrica o excedente da energia produzida em suas casas em um sistema chamado microgeração.

Após a criação desta lei, existem na Alemanha vilas inteiras que vivem somente com a energia solar, elas são chamadas de vilas solares. Nessas vilas é possível encontrar tecnologia de ponta em placas solares capazes de produzir cerca de quatro vezes mais energia do que as pessoas das vilas consomem.

Vila Solar produz mais energia solar do que consome

Uma das vilas que se destacam na produção de energia solar na Alemanha está localizada nos arredores de Freiburg, a quarta maior cidade do estado de Baden Würtemberg, que fica ao sul do país.

O destaque em produção de energia solar dessa vila se deve ao arquiteto Rolf Dish, que projetou as vilas que existem em Freiburg, com isso à cidade se tornou líder na construção dos painéis solares.

As casas que formam as vilas solares localizadas em Freiburg, na Alemanha não contam com sistema ativo de energia para manter a temperatura. Foram instalados nos telhados placas feitas com alta tecnologia e nas paredes foram colocadas espumas de espessura de 30 centímetros. A casa possui um vidro triplo e está selada. O ar fresco entra no ambiente em um nível e é sugado por meio de um funil na parede.

De acordo com o arquiteto-chefe de Freiburg, o calor que sai da casa aquece o ar frio que entra. Graças ao arquiteto Rolf Dish, essa vila solar produz em seus melhores dias quatro vezes mais energia do que precisa. As energias que sobram voltam para a rede elétrica, e os moradores recebem uma recompensa. O estado paga 0.48 euros por kW/hora.

Vila Solar na Alemanha
Vila Solar na Alemanha

Essas vilas solares além de economizarem energia ainda ajudam o meio ambiente, já que a energia solar não polui a natureza.

Financiamento para as vilas solares na Alemanha

As vilas solares contam com um sistema especial de financiamento através do chamado fundo solar (fundos imobiliários) fruto de pequenos investidores externos. O valor da construção sai em torno de 500 euros por metro quadrado, 10% a mais do que uma casa comum.

As vilas solares crescem como cogumelos em um país que tem menos horas de sol por ano do que a Espanha.

Vila Solar em Freiburg, Alemanha

A Vila Solar em Freiburg, Alemanha é o projeto de construção solar mais moderno da Europa. Essa Vila possui 58 casas. O layout do projeto é baseado na orientação solar. As residências com terraços são orientadas para o sul e a distância entre os prédios é determinada de tal forma que permita a insolação e o aquecimento de cada casa pela incidência de radiação solar. Os prédios possuem dois e três andares.

A eletricidade da Vila Solar de Freiburg é gerada por meio de painéis solares e a energia que sobra é ligada e vendida para a rede pública.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

1 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
1 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
1 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Volney Andriolli

Ótimo, preparando para o upgrade de todos motores a combustão..