morte-aves-energia-eolica

Muitas são as pessoas e entidades que gostam de apontar as turbinas eólicas como máquinas impiedosas e brutais, responsáveis pela morte de grandes populações de aves.

Existe um estudo que lança luz sobre esta grande controvérsia.

De acordo com um estudo realizado pelo American Wind Wildlife Institute, as turbinas eólicas são responsáveis ​​por cerca de 214.000 a 368.000 mortes por ano.

Apesar de cada morte ser algo importante e assim deve ser evitado, este número é pequeno quando comparado com as mortes devido a colisões com torres de rádio e de telecomunicações.

As torres de rádio e telecomunicações são hoje responsáveis pela morte de 6,8 milhões de aves por ano.

O estudo da American Wind Wildlife Institute incidiu sobre pequenos passeriformes (Passeriformes é uma ordem da classe Aves, conhecidos popularmente como pássaros ou passarinhos) da América do Norte e as evidências mostram que apenas 0,01% dessas aves colidem com as turbinas eólicas.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da energia eólica.

Por incrível que pareça, o gato da vizinhança causa muito mais danos a populações de aves, os gatos são responsáveis pela morte de 1,4 a 3,7 bilhões de aves por ano.

aves-energia-eolica
Aves

Em simultâneo, a Sociedade Nacional Audubon divulgou resultados que mostram que mais de metade de todas as espécies de aves nos Estados Unidos estão ameaçadas pela mudanças climáticas, o que faz com que as energias alternativas como a energia eólica sejam ainda mais importantes na preservação das populações de aves em geral.

O American Wind Wildlife Institute vai patrocinar outro estudo, desta vez para examinar o impacto que as turbinas eólicas têm em aves de maior porte, como falcões e águias.

Apesar das novas conclusões que esse estudo possa trazer, uma coisa é certa: de todas as muitas ameaças que pesam sobre as aves de hoje, as turbinas eólicas não estão no topo da lista.

As alterações climáticas, são outro lado a verdadeira ameaça para a vida das aves.

Qual a sua opinião sobre a morte de aves devido a colisões com turbinas eólicas?

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

3 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
3 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Pedro Costa

Acredito ser possível desenvolver alguma tecnologia para prevenir ou reduzir a mortalidade de pássaros por colisão com as turbinas eólicas… ideias como essas: https://grist.org/climate-energy/for-the-birds-and-the-bats-8-ways-wind-power-companies-are-trying-to-prevent-deadly-collisions/

Tomaz Sotero Madeira Pereira

Energia limpa e a direção certa a seguir, sou a favor dos sistemas eólicos.

Gustavo Louro

Nas aves migratórias poderão causar algumas mortes, se o lider do bando não identificar atempadamente o perigo. Nas residentes criarão hábitos de segurança e evitarão aproximar-se.