Queda de Aerogerador Ecotecnia - Parque Eólico Lucillo, Espanha

Um aerogerador de 75 metros de altura colapsou por completo no parque eólico de Lucillo no município de Santa Colomba de Somoza, Espanha.

Colapso de Aerogerador

Segundo informações obtidas pelo diário digital ileon o aerogerador ficou completamente destruído, tal como se pode observar nas imagens, na zona dos acontecimentos encontram-se instalados quatro parques eólicos com aerogeradores de idêntica tecnologia.

Os cinco parques eólicos Cerro Becerril, El Pedrón, La Mallada e Lucillo apresentam uma potência instalada de aproximadamente 120 MW, foram comissionados em 2007/2008 e são operados pela empresa EDP Renewables.

Os aerogeradores destes parques eólicos representam a primeira geração de grandes instalações de produção eólica que foram construidas na província de León, Espanha, sendo que o fabricante das turbinas foi a empresa Ecotecnia que nessa altura era espanhola, tendo sido adquirida posteriormente pela Alstom Wind e em 2015 pela GE – General Electric.

Queda de Aerogerador Ecotecnia - Parque Eólico Lucillo, Espanha
Queda de Aerogerador Ecotecnia – Parque Eólico Lucillo, Espanha (Fonte: ileon.eldiario.es)

Foi a primeira vez que se registou a queda de um aerogerador na província de León, pelo menos que se tenha conhecimento.

Esta zona regista atualmente um novo BOOM eólico, com vários pedidos para novas instalações de energia eólica dispersas pela província, com alguns desses pedidos de licenciamento próximos do local onde aconteceu agora este incidente.

Os aerogeradores dos parques eólicos em questão estão já a aproximar-se do período final de vida útil para o qual foram inicialmente projetados (20 a 25 anos), tempo que representa a média do setor eólico.

Condições climatéricas podem ter sido as principais responsáveis

Estão a ser avaliadas pelas entidades responsáveis as causas que originaram este acontecimento, sendo que aparentemente o aerogerador terá colapsado por rotura da torre.

Queda de Aerogerador Ecotecnia - Parque Eólico Lucillo, Espanha
Queda de Aerogerador Ecotecnia – Parque Eólico Lucillo, Espanha (Fonte: ileon.eldiario.es)

Apesar de até este momento não terem sido comunicadas as causas da destruição do aerogerador, alegadamente o vento forte poderá ter sido o principal causador do evento.

Foram registadas na zona de localização dos parques eólicos condições climatéricas muito adversas, nomeadamente com velocidades de ventos fortes, tendo mesmo sido alcançado em Espanha um novo recorde de produção de energia eólica no passado dia 21 de novembro com 20.594 MW de produção instantânea.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui