Veículos elétricos com painéis solares, é uma inovação que faz sentido?

Veículo Solar com Painéis Solares

As start-ups e os gigantes da indústria automóvel estão a equipar os carros elétricos com painéis solares. Esta é uma alteração que pode fazer todo o sentido, uma vez que permite ao proprietário poupar dinheiro nas viagens e deslocar-se menos vezes aos postos de carregamento elétricos.

Já no que diz respeito ao automóvel, passa a ser possível usar a energia nos sistemas elétricos ou até mesmo melhorar a autonomia do veículo. Mas será que a utilização de painéis solares se traduz apenas em vantagens?

Captação de energia nos carros elétricos com painéis solares

Do ponto de vista prático, há outros fatores a considerar e que não abonam a favor da utilização dos painéis solares nos carros.

Um deles tem a ver com a potência de saída do sistema solar  fotovoltaico em condições reais. Para um painel solar conseguir gerar o máximo de energia possível, deve estar instalado com um alinhamento e inclinação ideais e encontrar-se devidamente limpo.

Estas são preocupações importantes que levam as pessoas a equacionar muito bem a instalação de painéis solares nas suas casas.

Os painéis são instalados em locais e em ângulos específicos para evitar ao máximo a sombra, mas quando falamos em painéis aplicados em carros, o caso já é diferente.

Os carros são recorrentemente estacionados nas estradas, ao lado de prédios ou de outros carros mais altos, o que significa que a grande maioria dos painéis produzirá pouca eletricidade na maior parte do tempo.

Além disso, um automóvel com painéis solares deve ser lavado com frequência, uma vez que a poeira e a sujidade podem afetar seriamente a eficiência do painel.

Outro fator a considerar tem a ver com as células do painel solar, que normalmente são conectadas em série.

Isto significa que, por exemplo, um painel solar com 36 células que tenha metade de uma célula à sombra (pouco menos de 1,5% do total), vai gerar muito menos energia do que se todo o painel estivesse a receber radiação solar.

Esta situação ocorre porque as células com desempenho mais baixo definem o desempenho das restantes.

Carro Elétrico - Lightyear One

Mesmo com as condições normais de utilização e condições meteorológicas favoráveis, os painéis solares montados no tejadilho de um carro, têm feito pouco mais que dar energia a vários sistemas elétricos (como o ar condicionado), existindo dúvidas sobre a capacidade de geração de energia ser suficiente para locomover o veículo.

Dito isto, o automóvel elétrico com painéis solares pode ainda não ser vantajoso e traduzir-se no modelo de mobilidade sustentável por que todos esperam.

Em Portugal, já começam a existir alguns modelos de carros com painéis solares instalados.

É o caso do Nissan LEAF e do Toyota Prius Plug-in, que têm este sistema como opcional. Contudo, estes sistemas ainda têm de ser aperfeiçoados para que os benefícios tenham realmente impacto no dia a dia dos condutores.

Vídeo – Toyota Prius 2023 equipado com painéis Solares

Leitura Recomendada: Primeiro veículo elétrico com painéis solares do mundo custa 6 mil euros

1 Comentário em “Veículos elétricos com painéis solares, é uma inovação que faz sentido?”

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima