instalação paineis solares fotovoltaicos

Os sistemas solares híbridos permitem gerar energia da mesma maneira que um sistema solar comum, mas que armazena a energia produzida em excesso em baterias. Essa energia armazenada pode depois ser usada mais tarde, como backup para caso de falha de energia, usar durante a noite, ou mesmo num sistema de UPS!

Nos primórdios das energias renováveis, o termo híbrido dizia respeito a duas fontes de energia: sol e vento; mais recentemente adotou-se o termo energia solar híbrida para o uso de energia solar e armazenamento em baterias.

Porque devo armazenar energia solar numa bateria?

Os benefícios iniciais de se investir num sistema de produção de energia com painéis solares eram muito bons. Existiam subsídios para aquisição, instalação, benefícios em sede de IRS e mesmo as empresas de eletricidade pagavam o excedente de energia produzida a um bom preço (quase o valor total do que cobram na rede tradicional).

Mas esses benefícios esvaíram-se no tempo, e mesmo a venda de energia produzida nos painéis solares à rede deixou de compensar. Ao produtor doméstico passou a não compensar vender a energia à rede, como tal deixou de ser mais atrativo este sistema.

Quem instala sistemas solares fotovoltaicos tende então a consumir energia durante o dia e o excedente é libertado para a rede (gratuitamente).

Surgiu depois esta nova vertente, as baterias de armazenamento de energia solar. Assim o excedente de energia produzida durante o dia não é injetado na rede tradicional, mas antes acumulada para ser consumida pelo cliente residencial na sua casa durante a noite ou noutras necessidades.

Sistema Solar Híbrido
Sistema Solar Híbrido

Daí que estes sistema de painéis solares híbridos permita ser um “apoio” durante um apagão, ou para aqueles que trabalham em casa mais durante a noite do que durante o dia. É assim uma forma de poupar na sua fatura de eletricidade.

Os sistemas solares híbridos permitem armazenar energia para ser usada na casa durante a noite, altura em que o pico de consumo de eletricidade é maior!

Esta capacidade de armazenar energia solar e a usar é comummente designada por autoconsumo!

Vantagens dos sistemas solares híbridos

Recorrer a um sistema solar de autoconsumo híbrido traz enormes vantagens para o ambiente e para a sua carteira pois:

  • Permite armazenar energia solar para ser usada durante a noite.
  • Reduz assim a fatura de eletricidade, pois consome a energia das baterias quando mais necessita de energia (durante a noite).
  • Está sempre disponível caso haja um apagão na rede.
  • Permite que tenha uma independência energética.
  • Reduz os seus consumos de eletricidade vinda da rede tradicional.
  • Permite que o cliente faça um uso mais ponderado da eletricidade, por exemplo ligar máquinas durante o dia, quando a produção é maior.

Desvantagens dos sistemas solares híbridos

Mas nem tudo é um mar de rosas no mundo dos sistemas solares híbridos. Pois além de terem excelentes vantagens, também há que considerar as seguintes contrapartidas:

  • Requerem um maior custo de investimento, quando comparado com os painéis solares fotovoltaicos tradicionais. Muito devido ao elevado custo das baterias.
  • A instalação é mais complexa, necessitando assim de mais espaço. Novamente devido às baterias.
  • As baterias têm um prazo de vida entre 7 a 15 anos. Por esse motivo talvez ainda não compense investir neste tipo de sistema de produção de energia.
  • Dependendo do tipo de inversor e respetiva capacidade, pode limitar o número de equipamentos a usar ao mesmo tempo.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...