As bombas de calor geotérmicas (em inglês, Ground-Source Heat Pump ou GSHP) usam a energia solar e o calor armazenado na terra e são uma solução eficiente para aquecer a água da sua casa.
Conheça as principais vantagens e desvantagens das bombas de calor geotérmicas e descubra se esta tecnologia é realmente a opção certa para o seu investimento.
Tabela de Conteúdos
Sobre as Bombas de Calor
As bombas de calor necessitam, portanto, de uma fonte de calor (o ar exterior), dois permutadores de calor (um usado para absorver calor e outro para o libertar) e uma quantidade pequena de energia motriz para manter o sistema a funcionar.
As bombas de calor geotérmico foram inicialmente desenvolvidas para uso residencial mas mais tarde alargaram-se à área comercial dadas as suas vantagens.
Até nos climas mais frios, o calor geotérmico está bem presente no solo traduzindo-se numa temperatura constante de 10 graus celsius a uma profundidade superior a 15 metros.
A eficiência das bombas de calor está dependente das temperaturas entre as quais se troca energia sob a forma de calor.
Saiba como funcionam as bombas de calor geotérmico.
As bombas de calor geotérmicas aproveitam as propriedades da geotermia e são mais eficientes que as bombas de calor convencionais. Consomem menos energia, proporcionam grande conforto, permitem uma poupança nos gastos e ajudam a diminuir as emissões de gases.
Se ficou curioso por conhecer melhor as bombas de calor geotérmicas apresentamos-lhe já de seguida todas as vantagens e desvantagens das bombas de calor geotérmicas.
Vantagens das bombas de calor geotérmicas
- A energia geotérmica é acessível, renovável e interminável;
- Baixo nível de ruído;
- Sem emissões;
- Tempo de vida útil muito prolongado (para os componentes interiores é de 20 anos e para os enterrados é de até 50 anos);
- As bombas de calor consomem muito menos energia do que os sistemas convencionais e a sua implementação em edifícios como hospitais permite poupanças muito elevadas;
- Garantem o mesmo nível de conforto;
- Não dependem da temperatura exterior mas antes da temperatura do subsolo;
- A estabilidade da temperatura do solo é uma vantagem importantíssima (já que durante todo o ano não há grandes oscilações) e traduz-se em bons desempenhos mesmo quando a temperatura exterior é muito fria;
- Grande eficiência energética – por exemplo, para aquecer uma mesma quantidade de água de uma piscina com uma bomba de calor gasta-se apenas 20% do que se gasta com resistências elétricas. As bombas de calor geotérmicas têm uma eficiência superior, até mais 50% (devido à estabilidade da temperatura).
Desvantagens das bombas de calor geotérmicas
- O investimento inicial é alto já que implica o equipamento e a escavação. No entanto, se houver uma boa proporção, os custos são rapidamente superados pela poupança energética que permitem;
- Não é adequado em solos rochosos;
- Para permutadores horizontais, a superfície onde estes são instalados tem que ficar livre.