Carregar baterias energia solar fotovoltaica

Será que deve instalar uma bateria no seu sistema solar fotovoltaico? Esta é uma pergunta que todos devemos fazer aquando da aquisição de um sistema solar fotovoltaico para as nossas habitações.

Tecnologias para armazenamento de energia existem há décadas. Agora as baterias para armazenamento da energia produzida nos sistemas solares fotovoltaicos são relativamente recentes no mercado.

São inúmeras as vantagens que as baterias solares garantem, como o benefício económico, mas pelo contrário têm uma grande desvantagem, o seu preço ainda é muito elevado!

Vale a pena investir em baterias solares?

Quando se instalam baterias para armazenamento de energia no sistema de energia solar fotovoltaico, conseguimos armazenar a energia extra produzida pelos painéis solares que não é consumida, ao contrário de enviar a energia para a rede.

Com as baterias solares maximiza o uso da eletricidade gerada pelo sistema fotovoltaico. Essa eletricidade armazenada é a eletricidade produzida durante picos de produção e que não é usada na casa, assim esse excesso é armazenado e pode usado mais tarde!

Produção Vs Consumo de sistema solar fotovoltaico com baterias
Produção Vs Consumo de sistema solar fotovoltaico com baterias

De lembrar que quando surgiu o mercado da produção de eletricidade para autoconsumo, inicialmente as elétricas e o Estado davam grandes incentivos para os clientes investirem em painéis fotovoltaicos. Incentivos que passavam pelo pagamento de um valor consoante os MW enviados para a rede elétrica, além de incentivos do estado para investir nestes sistemas.

Mas com o tempo, esses valores foram reduzidos e atualmente não compensa enviar para a rede elétrica mediante pagamento. Agora, em vez de enviar para a rede, armazena-se a eletricidade nas baterias solares para ser consumida mais tarde!

Vantagens de investir em baterias solares

São mais as vantagens do que desvantagens em investir num sistema de armazenamento de energia, especialmente no que toca à energia fotovoltaica. Há ainda a ressalvar que as vantagens dependem do tipo de sistema fotovoltaico instalado, se é ligado à rede elétrica ou não.

  • Serve de apoio

Se o sistema solar fotovoltaico estiver ligado à rede, então vai produzir energia durante o dia para ser consumida pelos eletrodomésticos. Qualquer excesso de energia é enviado para a rede, logo, parte da eletricidade é “deitada fora”.

Com uma bateria solar isso não acontece. A eletricidade acumulada durante o dia pode depois ser usada durante a noite, ou como complemento durante alturas em que a produção não consiga corresponder.

  • Aumenta a independência energética

A luz solar apenas está disponível durante o dia, que é quando não estamos em casa. Sendo que a maioria de nós consome mais energia à noite. Com uma bateria solar iremos armazenar a eletricidade excedente para usar mais tarde.

Outra vantagem é que poupamos na fatura de eletricidade, pois a eletricidade consumida da rede será menor à noite, visto que estamos a usar eletricidade acumulada durante o dia nas baterias!

  • Ajuda a reduzir a pegada ecológica

Os combustíveis fósseis são a principal fonte de eletricidade, assim, optando por baterias solares, iremos reduzir a necessidade de recorrer à eletricidade da rede. O que permite desde logo reduzir as emissões de dióxido de carbono.

  • Passa a fazer parte da rede elétrica inteligente

Nos últimos 100 anos as redes elétricas mudaram e muito. Se pensarmos na rede elétrica existente, constata-se que a mesma está obsoleta.

Ao optar por baterias solares, passa a fazer parte da inovação, da rede elétrica inteligente, na qual conseguimos ter mais informação e ser mais eficientes.

Além disso, possuir baterias solares permite os consumidores armazenarem energia para si, mas também gerar e distribuir a sua energia limpa para a rede.

  • Ganha independência da rede elétrica

O facto de optar por um sistema com baterias solares, permite que se torne autossuficiente quanto à necessidade de eletricidade. Pois deixa de consumir 100% da rede elétrica durante a noite, passado a consumir apenas das baterias e em casos extremos é que pode ter necessidade de consumir eletricidade da rede elétrica.

Mais, o desenvolvimento das baterias tem vindo a garantir cada vez mais uma maior capacidade de armazenamento. Existindo mesmo baterias que nos permitem autoconsumo durante vários dias (2 a 3 dias seguidos sem luz solar).

Desvantagens de investir em baterias solares

Tal como tudo, a aposta em baterias solares para o sistema fotovoltaico também tem desvantagens.

  • Custo de aquisição elevado

Talvez o principal motivo pelo qual poucos optam por instalar baterias solares no seu sistema fotovoltaico.

Como a tecnologia das baterias solares ainda se encontra em franco desenvolvimento, para garantir maiores capacidades de armazenamento e maior fiabilidade, estas ainda são dispendiosas, podendo custar tanto quanto o conjunto do sistema fotovoltaico (painéis, inversores, optimizadores de potência).

Antes de optar por esta solução, o ideal é ver o custo-benefício de investir nas baterias. Assim saberá se vale a pena o investimento.

É certo que os custos têm vindo a descer, e todos os meses há novidades neste campo, mas ainda não está em valores “apetecíveis”. Acredita-se que mais uns anos e as baterias solares para sistemas fotovoltaicos atinjam valores que compensem o investimento.

  • Complexidade na instalação do sistema solar fotovoltaico

A instalação de um sistema de baterias solares aumenta a complexidade do sistema solar fotovoltaico. Significa que mais coisas podem correr mal, desde o design, à instalação e funcionamento das baterias solares.

Assim, é crucial que durante a fase de implementação, o sistema de baterias seja corretamente dimensionado para as necessidades, tal como as demais instalações a fazer (cabos, interruptores, dispositivos, etc.).

  • Mais manutenção

Os painéis solares fotovoltaicos são fáceis de manter, mas se adicionar um sistema de baterias solares, então a manutenção de todo o sistema vai aumentar. Ainda assim essa manutenção é diretamente dependente do tipo de baterias instaladas.

Se pensarmos em baterias de ciclo profundo seladas de chumbo-ácido, os níveis de água têm de ser verificados periodicamente, e os terminais mantidos limpos. Além de que tem de ser água destilada e não água da torneira!

Os químicos das baterias são perigosos e corrosivos, logo há que ter cuidados aquando da manutenção.

Se pensarmos em baterias iões de lítio, estas sim, são mais simples de manter.

  • Tempo útil de vida

O tempo útil de vida de uma bateria vai depender do tipo de bateria a ser usado e da capacidade de descarga da mesma.

As baterias seladas chumbo-ácido só podem ser descarregadas até 50% da sua capacidade, mais do que isso, reduz o tempo útil de vida das baterias.

Enquanto as baterias de iões de lítio podem ser descarregadas até 80%!

Há ainda que ter em conta que durante o tempo útil de vida do sistema solar fotovoltaico (cerca de 20 a 25 anos), poderá ter que substituir as baterias solares pelo menos uma vez!

Recomendamos: Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de