vantagens-desvantagens-lampadas-led

Ecológicas, econômicas e com diversas vantagens as lâmpadas de LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz), vem ganhando o mercado brasileiro, em um momento em que a crise energética se apresenta, os brasileiros estão cada vez mais propícios a adquirirem novas formas de consumir a energia, por proporcionarem um percentual de até 80% de economia e precisarem do mínimo de manutenção as LEDs apresentam muitos benefícios.

Vamos conhecer um pouco das vantagens e desvantagens das lâmpadas LED e suas características no setor energético do país.

Muitos se mostram confiantes em substituírem as lâmpadas fluorescentes compactas por lâmpadas LED, outros acreditam somente nas desvantagens desta tecnologia, mas segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (ABILUX), até 2016 todas as vendas de lâmpadas incandescentes serão banidas do país, impulsionando as vendas de LED pelos consumidores.

Conheça o exemplo da lâmpada InstantFit LED da Philips que pretende revolucionar o mercado da eficiência energéticas das da lâmpadas LED a nivel mundial

Vantagens das Lâmpadas LED

– Vida útil de 10 a 15 anos
– Manutenção praticamente inexistente
– Acionamento instantâneo
– Ausência de raios ultravioletas e ultravermelhos
– Ecológicas

A durabilidade das lâmpadas LED é em média de 50 mil horas ou caso fiquem ligadas por 8 horas seguidas durariam cerca de 10 a 15 anos, sua vida útil é bem estendida, além de consumirem menos eletricidade, devido sua tecnologia, as LEDS oferecem sempre a mesma luminosidade em toda sua utilização.

Os custos de manutenção são bem reduzidos, ainda mais quando implementadas em avenidas e praças públicas, as LEDs oferecem uma maior eficiência e baixa voltagem, não representam perigo para os instaladores de luminárias e são mais resistentes a grandes impactos e vibrações.

O acionamento é instantâneo mesmo em baixas temperaturas as lâmpadas LED não precisam “esquentar” como as incandescentes de 60watts, outra vantagem é a possibilidade de direcionamento da luz tornando-as eficientes para luminárias residenciais.

Com a ausência de raios ultravioletas e ultravermelhos as lâmpadas LED são indicadas para ambientes que necessitam de alguns cuidados, como em galerias de arte, exposições e documentos históricos, com o feixe luminoso a frio a deterioração dos arquivos ou obras de arte não acontecem.

Dentre todas essas vantagens da lâmpada LED podemos salientar também a redução do impacto ambiental para o meio ambiente, como a vida útil é estendida menos lâmpadas são jogadas em aterros sanitários, a ausência de mercúrio e outros materiais nocivos não geram a contaminação do solo e dos rios, além da grande parte de seus componentes poderem ser reciclados.

Em diversos estados brasileiros como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul já implementaram a iluminação de algumas avenidas, praças e túneis com lâmpadas de LED, a redução nos gastos de energia foram notados a partir do primeiro mês de uso, vantagem também para empresas que viram turnos e necessitam de iluminação constante em suas linhas de produção.

As lâmpadas LED estão ganhando o mercado brasileiro por serem eficientes e possuírem diversas vantagens, claro que o valor dessa tecnologia ainda assusta alguns consumidores, mas os fornecedores garantem que novos modelos de LED serão lançados e com preços reduzidos, assim todos os brasileiros poderão utilizar dessa tecnologia em suas empresas, residências e áreas públicas.

Nem sempre a qualidade das lâmpadas LED permite cumprir as promessas dos fabricantes principalmente na durabilidade da vida útil, conheça os seus direitos quando compra uma lâmpada LED.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...