A Unéole desenvolveu um sistema de produção híbrido, usando painéis solares e aerogeradores para oferecer uma maior eficiência e rendimento.
Unéole combina energia fotovoltaica e eólica para garantir maior rendimento no autoconsumo dos edifícios
Atualmente, a produção de energia através de solar fotovoltaico é uma das soluções mais utilizadas a nível global.
Embora apresente um bom desempenho durante o dia, o seu rendimento passa a estar limitado assim que a radiação diminui, quer seja de noite ou em dias nublados.
De forma a tornar o autoconsumo mais eficiente, a Unéole, uma startup francesa, criou um sistema híbrido que combina a energia eólica e fotovoltaica.
Novo sistema de painéis solares e aerogeradores permite melhorar rendimento em 40%
Este novo sistema híbrido aposta em dois conjuntos de aerogeradores com 4 metros de altura unidos por um telhado composto por painéis solares.
Os aerogeradores são produzidos com materiais reciclados ou recicláveis, como é o caso do alumínio e aço inoxidável, de forma a reduzir a sua pegada ambiental.
Segundo o fabricante, este sistema pode ser aplicado em telhados planos de espaços profissionais ou condomínios, com mais de 150 m2 e necessidade de instalar pelo menos 10 aerogeradores.
Face aos sistemas tradicionais, a empresa garante um rendimento 40% superior e uma maior autossuficiência do edifício.
Primeiro teste realizado no ano passado
Com a utilização deste sistema híbrido, a Unéole promete assim oferecer um dos sistemas de energia renovável mais eficiente do mercado.
Na execução do projeto, a Unéole garante todas as fases, desde o desenho até à instalação, e são usados algoritmos para determinar o número ótimo de turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos para o edifício.
Para provar estes dados, os primeiros testes já estão a ser realizados, tendo sido instalado, no ano passado, um dispositivo experimental no centro LumiWatt da empresa CD2e em Loos-en-Gohelle, França.