Turbina geradora de eletricidade a partir do vento dos veículos
Turbina geradora de eletricidade a partir do vento dos veículos

Vento produzido pela deslocação de veículos gera energia

Desenvolvimento de pequenas turbinas para serem instaladas em postes de iluminação, vai permitir gerar energia a partir da força do vento produzida aquando da deslocação dos veículos nas estradas!

Os primeiros testes serão realizados em Inglaterra, sendo instaladas em postes de iluminação.

A grande inovação destas turbinas é o seu design, criado especialmente de modo a poder aproveitar a força da deslocação do vento produzido por veículos. Este vento faz rodas as pás e assim produzir eletricidade sem ser necessário vento natural.

A empresa responsável, Alpha 311, tem como CEO o mentor da ideia, Barry Thompson, e ele diz que é uma solução inédita, bem como uma grande fonte de energia renovável, segundo ele, as turbinas, acopladas em postes de iluminação ao longo de estradas movimentadas, podem gerar cerca de 6MW de eletricidade, o suficiente para fornecer uma pequena aldeia!

Na sua casa, Barry, tem protótipos da turbina instalados, sendo esta a fonte principal de energia da sua casa. E explica como chegou à ideia… “Quando estamos ao lado de uma autoestrada e passa um camião, dá para sentir o ar que ele movimenta. Nós captamos a energia deste vento”, disse.

Turbina geradora de eletricidade a partir do vento dos veículos
Turbina geradora de eletricidade a partir do vento dos veículos

Da ideia à prática

Deu o exemplo de uma estrada com cerca de 30km de comprimento, com 1114 postes de iluminação, a Thanet Way, em que se pode instalar as turbinas no centro da autoestrada (nos separadores) e assim aproveitar o vento gerado pelos carros que seguem nos dois sentidos.

Thompson, diz que basta usar a estrutura já existente no local. Não é necessário colocar turbinas enormes a defraudar a paisagem, mas sim aproveitar o que já existe disponível!

Características da turbina geradora de energia com vento produzido por veículos

Cada turbina que capte vento produzido por veículos terá cerca de 2 metros de altura, e vai gerar a mesma quantidade de eletricidade que 21 metros quadrados de painéis solares (tendo em consideração movimento constante de veículos nas estradas).

A empresa diz mesmo que o tamanho das turbinas pode ainda vir a ser reduzido, basta investir no desenvolvimento do projeto.

Thompson já deu início a contactos com as autoridades locais para poder testar as turbinas nas estradas mais movimentadas de Inglaterra!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui