Aerogerador Sem Pás Vortex Bladeless

Made in Espanha, é o que dirá a patente sobre as primeiras turbinas eólicas sem pás. É um novo conceito que permite aproveitar a energia do vento para gerar eletricidade, mas sem as tradicionais pás para captar vendo.

A inovação partiu da Vortex Bladeless, que é uma startup espanhola e que tem o objetivo de criar as primeiras turbinas eólicas sem pás do mundo! É um novo tipo de aerogerador sem engrenagens ou pás no lugar do rotor.

A primeira notícia sobre o primeiro aerogerador sem pás surgiu em 2015, leia tudo em Aerogerador sem hélices pode revolucionar energia eólica.

Vantagens das turbinas eólicas sem pás

Esta inovação trará desde já inúmeras vantagens:

  • Inofensivo para os pássaros,
  • Não tem qualquer parte móvel em contacto,
  • Permite um movimento silencioso,
  • Custos de manutenção relativamente baixos,
  • Não precisa de lubrificantes para o rotor,
  • Não deixa quaisquer resíduos,
  • Está sempre orientada de acordo com o vento, mudando rapidamente perante oscilações de intensidade e direção,
  • Baixos custos de produção.

Como funciona esta tecnologia de aerogeradores sem pás?

Estas turbinas eólicas, são baseadas em geradores eólicos por vorticidade, são uma solução ideal para o mercado residencial, sendo também um excelente complemento para a energia sola fotovoltaica.

Vortex Bladeless - Turbina eólica sem Pás
Vortex Bladeless – Turbina eólica sem Pás

Este projeto está a ser cofinanciado pelo programa Horizon 2020 SME, sendo que a Vortex Bladeless já conseguiu dar um passo considerável para o desenvolvimento desta tecnologia junto com outras entidades de primeiro nível que complementam as capacidades técnicas da sua equipa.

Terminada a fase de otimização dos primeiros produtos, começaram a trabalhar nos pedidos de certificação. Estava prevista uma campanha de testes em fase beta durante o mês de outubro de 2018, com o intuito de obter feedback de potenciais clientes com diferentes perfis sobre os primeiros produtos a serem comercializados.

O objetivo desta fase de testes besta passa por otimizar e diminuir riscos associados antes da saída oficial para o mercado.

Aqui pode ver os videos sobre esta tecnologia Vortex Bladeless.

A Vortex Bladeless vai lançar uma campanha de Testes Beta que permitirá que potenciais clientes acedam às primeiras turbinas eólicas sem pás do mundo. Enquanto isso a empresa encontra-se a tentar certificar e planificar a industrialização deste tipo de aerogerador para uma posterior comercialização e produção em massa”.

O próximo passo da Vortex Bladeless passa por aumentar a sua presença por toda a Europa, sendo que está previsto instalar-se na Alemanha, para já como expositor em eventos internacionais.

Espera-se que nesses eventos a empresa vá fechando acordos de colaboração e participação com outras entidades e administrações nacionais com vista o fabrico e comercialização massiva dos seus produtos!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...