Turbina eólica mais potente do mundo com 20 MW

Greenspur Gerador Jumbo

Aerogerador mais potente do mundo, 20MW, estará disponível nos próximos 3 anos

Atualmente a turbina eólica mais potente do mundo é a Haliade X da General Eletric com 12 MW de potência. O setor eólico offshore continua a apostar em aerogeradores maiores e cada vez mais potentes.

Gerador Jumbo de 20 MW

A britânica GreenSpur Wind é uma dessas empresas que está a apostar em aerogeradores maiores e mais potentes. Neste momento a GreenSpur Wind tem em testes um modelo de gerador com 20 MW de potência para turbinas eólicas offshore que poderá estar pronto para comercializar dentro de 3 anos.

Esta empresa trabalha com geradores de ímanes permanentes (PMG) livres de metais raros para criar esses gigantes no alto mar. Estão a trabalhar com uma versão de 250 kW de fluxo axial, que usa ferrite, que é um material cerâmico rico em ferro para os seus ímanes.

Gerador Jumbo para turbinas eólicas offshore
Gerador Jumbo para turbinas eólicas offshore

Módulo que seria parte de uma unidade de 1MW, que pode ser escalável até uma potência sensivelmente o dobro dos maiores PMG atualmente em funcionamento. E poderá assim atingir os 25 MW aplicando este mesmo modelo!

Mas atualmente a tecnologia de ímanes com territe funciona bem, falta apenas elevar a sua produção e comprovar o seu funcionamento… eles afirmam que essa fase vai demorar 3 anos de trabalho!

Video dos teste do gerador de 250 kW – Julho 2019

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima