Turbina eólica mais potente do mundo Haliade-X já produz energia

Turbina Eólica Haliade-X

A holandesa Eneco começou a comprar energia elétrica produzida pelo protótipo da turbina eólica offshore Haliade-X de 12 MW do fabricante GE Renewable Energy.

A Haliade-X foi instalada no porto de Maasvlakte-Rotterdam, na Holanda. A energia produzida por esta fantástica turbina eólica está sendo comercializada pela Future Wind, uma joint venture entre as empresas Pondera Development e SIF Holding Netherlands.

Haliade-X a turbina eólica mais potente do mundo

A Haliade-X é enorme, possui capacidade de 12 megawatts (MW), uma altura de 260 metros e 107 metros de comprimento das pás.

A GE Renewable Energy a descreveu como a “turbina eólica offshore mais poderosa do mundo”.

Veja aqui mais informações sobre a turbina eólica Haliade-X.

Em comunicado divulgada, a GE informou que a turbina eólica produziu 262 megawatt-hora de energia recentemente em um período de 24 horas, o suficiente para abastecer 30.000 famílias na área. Em novembro passado, foi anunciado que a turbina gerou seu primeiro quilowatt-hora.

Embora projetada para o setor offshore, a GE Renewable Energy disse que o protótipo da Haliade-X 12 MW seria instalado onshore de forma a “simplificar o acesso para testes”. A GE pretende comercializar a Haliade-X no máximo a partir de 2021, com produção em série com início no segundo semestre desse mesmo ano.

Até o momento, a empresa diz que a Haliade-X foi escolhida como a turbina eólica preferida para vários projetos offshore. Isso inclui o projeto offshore de 3.600 MW do Dogger Bank no Reino Unido e o projeto de 1.100 MW da Ocean Wind nos EUA.

Nacelle - Turbina eólica Haliade X
Nacelle – Turbina eólica Haliade X

Jérôme Pécresse, Presidente e CEO da GE Renewable Energy, enfatiza que “demorou mais de 20 anos para o setor de energia renovável instalar os primeiros 17 GW de energia eólica offshore. Hoje, a indústria prevê que mais de 90 GW serão instalados nos próximos 12 anos.”

À medida que a tecnologia se desenvolve, o tamanho das turbinas eólicas vai aumentar.

Em setembro de 2018, a MHI Vestas Offshore Wind lançou o que descreveu como “a primeira turbina eólica de dois dígitos disponível comercialmente no setor eólico”, a V164-10.0 MW. A V164-10.0 MW possui pás de 80 metros de comprimento, pesando 35 toneladas cada e uma altura de aproximadamente 187 metros.

A Europa é um importante participante no setor eólico offshore, sendo a região de projetos de grande escala, como o Walney Extension.

O Walney Extension foi inaugurado oficialmente em setembro de 2018, está localizado no Mar da Irlanda, tem uma capacidade total de 659 MW e gera eletricidade para quase 600.000 residências, segundo a empresa denergética dinamarquesa Orsted.

O projeto Walney Extension possui 87 turbinas eólicas offshore, das quais 40 turbinas modelo MHI-Vestas 8.25 MW e 47 turbinas eólicas Siemens Gamesa de 7 MW, este fantástico projeto offshore cobre uma área igual a aproximadamente 20.000 campos de futebol.

Por outro lado, o setor offshore nos EUA ainda é relativamente jovem. A primeira instalação eólica offshore, o Parque Eólico Block Island de 30 MW, iniciou a sua operação apenas em 2016. O projeto está localizado na costa de Rhode Island e é operado pela empresa Orsted.

Vídeo em time lapse do processo de instalação da turbina eólica Offshore – Haliade X

1 Comentário em “Turbina eólica mais potente do mundo Haliade-X já produz energia”

  1. MARCOS ELENILDO FERREIRA

    Só espero que o governo não comece a cobrar …pois aqui no Brasil esse governo do Bolsonaro ladrão quer cobrar pela energia gratuita do sol…

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima