Turbina Eólica Haliade-X da GE

Maior turbina eólica do mundo já está certificada

A turbina eólica Haliade-X da GE já se encontra certificada, o que significa que pode começar a ser instalado. Este aerogerador é o maior do mundo, e viu a sua certificação validada pela DNV GL!

O que era um protótipo, tornou-se no maior e mais potente aerogerador do mundo em funcionamento. A Haliade-X 12MW da GE Renewable Energy foi certificado pela DNV GL.

Uma certificação completa que se seguiu a uma certificação provisória emitida em junho de 2020, e que agora foi alvo de uma verificação independente em que este novo aerogerador funciona de modo seguro, confiável e segundo as especificações de segurança.

Certificação da turbina eólica Haliade-X

Turbina Eólica Haliade X
Turbina Eólica Haliade X

A certificação da Haliade-X deveu-se após vários testes num protótipo de 12MW instalado em Roterdão, Holanda, bem como às pás de 107 metros do aerogerador no centro de testes que a britânica ORE Catapult tem em Blyth, Reino Unido e no Massachusetts Wind Technology Testing Center de Boston, EUA.

O diretor da tecnologia eólica offshore da GE, Vincent Schellings, disse que “este é um feito chave para a GE, dando aos nossos clientes a possibilidade de obter financiamento para comprar a Haliade-X”.

O nosso objetivo é proporcionar aos nossos clientes a tecnologia que precisam para impulsionar o crescimento global da energia eólica offshore, pois cada vez mais é uma fonte de energia renovável mais acessível e confiável. DNV GL prevê que no futuro a energia eólica offshore será responsável por quase 9% da eletricidade gerada a nível mundial em 2050”.

Dados sobre a turbina eólica offshore Haliade-X 12MW

Nacelle - Turbina eólica Haliade X
Nacelle – Turbina Eólica Haliade X

O aerogerador offshore GE Haliade-X 12MW pode gerar até 67GW/h de produção anual de energia, proporcionando energia limpa para fornecer cerca de 16000 habitações europeias.

A Haliade-X já foi selecionada como o aerogerador preferido para alguns projetos offshore, como o projeto Skipjack de 120MW e Ocean Wind de 1100MW nos EUA.

Recentemente a GE Renewable Energy anunciou que o protótipo 12MW foi otimizado e agora está a funcionar com uma potência de 13MW. Ou seja, ainda agora certificaram a Haliade-X 12MW já estão a desenvolver a Haliade-X 13MW!

Com esse protótipo a operar com potência de 13MW, a GE já estabeleceu um novo recorde mundial, tendo produzido 312MWh de eletricidade num só dia! Os testes vão continuar e a empresa disse esperar obter um certificado para a Haliade-X 13MW na primeira metade de 2021!

A eólica offshore Haliade-X 13MW será instalada nas duas primeiras fases do parque eólico offshore Dogger Bank no Reino Unido, a partir de 2023, e contará com 190 unidades a funcionar!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui