A Foxconn irá apostar no setor agrícola ao começar a produção dos principais tratores elétricos na sua nova fábrica em Lordstown, Ohio.
Foxconn inicia produção de tratores elétricos
Com o mercado dos automóveis elétricos a evoluir a bom ritmo, as fabricantes começam agora a olhar para outros setores para iniciar a sua eletrificação.
Este é o caso da agricultura, um setor considerado tradicional, mas onde as inovações tecnológicas começam a ganhar tração.
Para apoiar a eletrificação dos equipamentos deste setor, a Foxconn iniciou a produção de tratores elétricos na sua nova fábrica localizada em Lordstown, Ohio, tendo sido adquirida em 2021 por 230 milhões à Lordstown Motors.
Desenhado pela start-up Monarch, este trator elétrico conta com um motor de 70 kW em pico, 40 kW em contínuo, e uma autonomia de mais de 14 horas de trabalho por cada carga.
Para assegurar a segurança da operação, conta com um sistema de prevenção de capotamento e colisão, segurança de tomada de força (PTO), deteção de pessoas e câmaras 360º que permitem operar este trator até durante a noite.
Outra grande novidade é o facto de poder ser utilizado com e sem condutor. Para isso, conta com sistemas de assistência ao motorista, assim como a possibilidade de executar tarefas pré-programadas ou os modos gesto e sombra para que o trator siga um trabalhador nas suas tarefas.
Preço acompanha as inovações tecnológicas
A acompanhar as grandes inovações tecnológicas, encontramos também um preço elevado.
Este trator elétrico irá custar 50 mil dólares, o dobro de um modelo similar a gasolina, mas que poderá compensar tanto na redução de custo como na automatização de diversas tarefas.
Vídeo – Os primeiros tratores elétricos da Monarch
Leitura recomendada: Notícias sobre veículos elétricos