A Toyota está a diversificar a sua aposta no hidrogénio e prepara-se agora para a aplicar num protótipo de uma Hillux com pilha de combustível a hidrogénio.
Toyota vai lançar híbrido do Hillux com pilha de combustível a hidrogénio
A Toyota é uma das marcas que mais tem apostado no desenvolvimento de fontes de energia alternativas para os seus carros.
Além do grande destaque no desenvolvimento de soluções HEV, PHEV e BEV, começa agora também a apostar nos veículos elétricos com pilha de combustível (FCEV).
A aposta no hidrogénio iniciou com o Mirai e tem sido ampliada para alguns modelos de competição como o Toyota Corolla da Super Taikyu Series no Japão ou o GR Yaris que correu recentemente na Europa.
Agora, a marca pretende levar a aposta no hidrogénio para outros segmentos e está a preparar a chegada desta tecnologia à sua pick-up Hilux.
Este projeto está a ser financiado pelo Centro de Propulsão Avançada (APC) do Reino Unido e contará com o apoio das empresas britânicas Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research.
Inicialmente serão desenvolvidos vários protótipos para avaliar a aplicabilidade do hidrogénio a este tipo de veículos de trabalho, sendo posteriormente decidido se este será o conceito para apostar.
A produção dos primeiros protótipos da Toyota Hilux irá começar já este ano e deverá contar com a pilha de combustível usada na versão mais recente do Mirai. As primeiras unidades irão sair da fábrica da Toyota em Burnaston, no Reino Unido.
Leitura recomendada: Notícias sobre hidrogénio