Projeto Tesla Drone

Uma das principais desvantagens dos carros elétricos é não saber onde se pode recarregar a bateria, a esta incerteza chama-se o síndrome de “ansiedade de autonomia”.

O principal obstáculo no momento de comprar um veículo elétrico é ter medo em ficar sem energia na bateria, e não ter acesso a um ponto de abastecimento nas proximidades.

Este fator influencia negativamente no momento de uma potencial compra e afeta os níveis de ansiedade ao pensar em planear uma viagem mais longa com um veículo elétrico.

Tendo em conta tudo isto, a Tesla pretende dar resposta a esta necessidade. A ansiedade relativa às viagens com carros elétricos pode ter uma solução, que a Tesla pode resolver com o Tesla Drone, um interessante projeto de Darko Malkovich, criado especialmente para a Tesla.

O projeto de Darko Malkovich refere-se a drones que permitem efetuar o carregamento de baterias dos modelos Tesla Model 3 e Model S, o processo de carregamento da bateria acontece diretamente e em movimento.

O objetivo deste projeto (Tesla Drone) é simples, no entanto a engenharia necessária para tornar isso possível vai necessitar de muita planificação e trabalho.

Segundo Darko Malkovich, para que a Tesla Drone funcione, apenas é necessário apontar o cursor do Drone ao veículo elétrico. Os drones podem ficar próximos das área de abastecimento e ao receber uma chamada de um veículo elétrico, efetuam a deslocação ao condutor que o ativou.

Neste momento, apenas parece ficção científica, mas a inovação tecnológica é baseada na imaginação dos seres humanos.

Projeto Tesla Drone
Projeto Tesla Drone

A empresa Tesla está neste momento a sofrer algumas mudanças na liderança, e a saída do visionário do Elon Musk pode paralisar as inovações tecnológicas que caraterizam a Tesla.

Neste momento ainda não existem certezas se a Tesla irá mesmo assumir este projeto Tesla Drone.

Amazon Drone

Este tipo de ideia não é de todo inovadora. A Amazon tinha nos seus planos no ano passado a possibilidade de colocar em ação drones para recarregar veículos eléctricos. A Amazon procedeu mesmo ao patenteamento deste conceito.

A ideia é baseada em que um avião não tripulado pode-se deslocar de encontro a um determinado veiculo elétrico e efetuar o carregamento da bateria. Este processo seria um serviço autónomo sem qualquer tipo de intervenção humana.

A princípio de funcionamento é por exemplo ao circular numa autoestrada com um veículo elétrico e o condutor verifica que está a ficar sem carga na bateria, mas a estação mais próxima está demasiado distante ou o condutor não pretende parar para reabastecer.

Nestes casos a Amazon oferece a possibilidade de realizar um pedido a um drone e efetuar o carregamento da bateria num determinado ponto no teto do carro elétrico e isto tudo no decorrer do percurso do carro.

Existe um outro modelo experimental denominado de Volt Drone que oferece um serviço muito semelhante ao Amazon Drone.

Conceito Volt Drone
Conceito Volt Drone

Quando um veículo fica sem bateria, se existe um drone num raio de 15 a 30 km pode-se solicitar o serviço de carga ao drone em que o pagamento é efetuado através de uma aplicação para telemóvel.

A diferença do Volt Drone para o conceito da Amazon, é que estes dispositivos aterram ao lado do veículo elétrico e apenas depois se consegue carregar a bateria, ou seja o carregamento não é realizado em movimento, mas sim num determinado local junto ao veículo.

O conceito dos drones que realizam o carregamento da bateria de veículos elétricos em movimento pode ainda demorar em concretizar-se mas tudo é possível num mundo ada vez mais digitalizado.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de