Telhas solares da Tesla já têm novos concorrentes no mercado

Telhas Solares fotovoltaicas de Vidro

Elon Musk já havia dito “2019 é o ano das telhas solares”, mas não foi bem como ele pretendia. É que a declaração foi no entendimento de que a Tesla iria deter o mercado das telhas solares, mas a verdade é que têm vindo a surgir novos grupos a investir nas telhas solares.

Ora, enquanto a Tesla investe nas suas telhas de vidro texturizado com células solares, surgem novos grupos para concorrer no mercado das telhas solares, nomeadamente empresas especializadas na construção de telhados.

Uma dessas empresas, é uma das maiores do mundo, especializada na instalação de telhados, agora oferece a possibilidade de colocar telhados solares, nomeadamente painéis solares colocados no topo da casa, sendo depois rodeados por telhas.

Estamos a falar da Standard Industries, subsidiária da GAF Energy, cujo CEO, Martin DeBono, espera que até fim do ano tenham 2000 instalações terminadas.

Telhado Solar da GAF Energy
Telhado Solar da GAF Energy

É assim um concorrente direto para a Tesla. Outros concorrentes são a SunRun e a Vivint Solar, mas estes têm outra abordagem no aproveitamento da energia solar.

Esta concorrência vem impor novos desafios à Tesla, que desde 2016 mostra dificuldades em fazer descolar o negócio das telhas solares. E as empresas de construção de telhados, conseguem tirar proveito deste mercado, pois acabam por ser menos dispendiosas.

Desenvolvimento do mercado das telhas solares

A GAF não é a única empresa de construção de telhados a oferece soluções de telhas solares.

Mas há mais empresas, como a Petersen Dean Roofing & Solar, que há 5 anos instala telhas solares, sendo que em 2018 foram quase 10000 instalações, 2019 será o dobro!

A Certain Teed é outra fornecedora deste tipo de materiais, tendo criado a sua divisão de energia solar em 2010, a Saint-Gobain.

Há que esclarecer que os produtos destas empresas não são iguais aos da Tesla. É que as telhas solares Tesla são personalizáveis e feitas sob encomenda. Quanto à GAF, esta tem uma única opção de instalação, pronto a instalar no imediato. Enquanto outras empresas instalação painéis solares sobre telhados com prateleiras e suportes.

Adaptação ao mercado e às leis

Estas empresas de construção civil não se estão a limitar a adaptar às condições do mercado, mas também ao facto de vários Estados estarem a redigir novas leis em que as novas habitações passem a ter obrigatoriamente painéis solares a partir de 2020 (como na Califórnia).

O que fará com que a capacidade atual aumente em 1,6GW no ano de 2020, contra os atuais 950 de 2018, isto seguindo o exemplo da Califórnia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima