Startup lança bicicleta elétrica a Hidrogénio que carrega em segundos

Bicicleta elétrica com célula de combustível a hidrogénio - HydroRide

A HydroRide Europe AG, uma startup suíça, lançou as bicicletas elétricas HYRYD, que utilizam uma célula de combustível de hidrogénio para funcionar. Estas bicicletas inovadoras contam com um gerador compacto de hidrogénio alimentado por energia solar, permitindo a produção de hidrogénio verde.

Bicicleta elétrica HydroRide que carrega em segundos

Enquanto a maioria das bicicletas elétricas no mercado atualmente funciona com baterias, algumas estão a adotar a tecnologia de célula de combustível de hidrogénio.

A HydroRide não só oferece bicicletas elétricas com esta tecnologia, mas também uma estação de recarga compacta para encher os reservatórios de hidrogénio.

Setor das bicicletas na mobilidade elétrica

Espera-se que o mercado global de bicicletas elétricas alcance um impressionante valor de quase 120 mil milhões de dólares até 2030.

Estas bicicletas assistidas por pedal facilitam os deslocamentos e abrem novas rotas para ciclistas de todas as idades. A maioria utiliza baterias de iões de lítio, que requerem tempo para recarregar.

Hidrogénio como alternativa para carregamentos rápidos

A HydroRide Europe AG pretende atrair ciclistas elétricos com a promessa de recargas ultrarrápidas para a sua gama de bicicletas urbanas.

O gerador compacto de hidrogénio pode produzir 20 gramas de hidrogénio a partir de 200 ml de água purificada em aproximadamente cinco a seis horas. A estação de recarga pode ser alimentada por painéis solares para produzir hidrogénio verde.

O hidrogénio produzido é armazenado num recipiente de 25 cm de altura a uma pressão interna de 1 MPa.

Inserindo um destes recipientes no quadro das bicicletas HYRYD, alimenta-se uma célula de combustível de 180 W que proporciona até 60 km de autonomia.

Trocar um recipiente vazio por um cheio leva apenas entre 3 e 10 segundos.

Modelos HydroRide elétricos disponíveis

A HydroRide oferece vários modelos, incluindo uma bicicleta urbana de fácil acesso, um modelo desportivo e uma bicicleta urbana dobrável de três etapas que pesa 19,5 kg.

Gama de Bicicletas elétricas com célula de combustível a hidrogénio - HydroRide
Gama de Bicicletas elétricas com célula de combustível a hidrogénio – HydroRide

Todas possuem um motor no cubo traseiro que fornece assistência ao pedalar até 23 km/h e travões de disco para uma paragem segura.

Estações para substituição e troca de recipientes de hidrogénio

A empresa está a desenvolver uma estação de troca de recipientes semelhante às estações de troca de baterias da Gogoro.

Os ciclistas podem substituir os seus recipientes vazios por cheios nestas estações, que são recarregadas utilizando energia solar.

Futuro da HydroRide

Os produtos da HydroRide são direcionados principalmente para negócios de aluguer, em vez de consumidores individuais.

Os ciclistas europeus podem encontrar estes produtos em esquemas de bicicletas partilhadas ou em empresas que ofereçam estas bicicletas como incentivos para deixar o carro em casa. A empresa também está a desenvolver uma trotineta elétrica com célula de combustível.

Leitura recomendada: Saiba mais sobre as Vantagens e desvantagens das células de combustível

Células de Combustível: O que são, principais tipos e caraterísticas

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima