A startup espanhola Landatu Solar desenvolveu Landblock, uma nova e revolucionária estrutura plástica, cuja finalidade reside em facilitar a montagem de painéis solares fotovoltaicos em telhados e outras superfícies planas.
A empresa, especializada na construção de edificações flutuantes para captação de luz solar em grandes superfícies aquáticas, apresentou esta solução no seu país de origem, mais concretamente na cidade de Madrid.
Landblock, a estrutura revolucionária para montagem de painéis solares
A criação da nova estrutura terrestre foi possível graças ao conhecimento alcançado com a experiência obtida em água; isto deu origem à produção de um sistema de balastro de polietileno de alta densidade, constituído por duas peças, cujo peso total não ultrapassa os 3 kg. Estas duas peças são a tampa, e uma base que pode ser cheia com diversos materiais.
Segundo as palavras de Cristian Martín, CEO da Landatu Solar: “A base pode ser preenchida com água, gravilha ou areia”.
Alta resistência aos elementos é uma das vantagens
O sistema em questão tem um total de 56 litros de capacidade na base, e o seu peso máximo pode chegar aos 100 kg quando preenchido com gravilha ou areia.
Graças a isso, a empresa espanhola garante que este sistema de montagem de painéis fotovoltaicos, denominado Landblock, aguenta ventos com velocidade até 162 km/h.
A sua dimensão é de 465 mm x 1235 mm x 480 mm, e o pacote de venda inclui tudo o que é necessário para a sua montagem e fixação: encaixes, peças metálicas de fixação e parafusos de aço inoxidável.
Os módulos solares fotovoltaicos são fixados diretamente à estrutura metálica com recurso a estes componentes, evitando a necessidade de furar o telhado ou a superfície de instalação. A zona de montagem pode estar num ângulo máximo de 15 graus.
O sistema inovador Landblock possui várias vantagens
De acordo com a Landatu Solar, os Landblock pesam 10 vezes menos que soluções semelhantes constituídas por betão, o que facilita de sobremaneira o seu transporte e instalação, ao mesmo tempo que contribui para a segurança dos trabalhadores que efetuarem a intervenção necessária à colocação em funcionamento dos mesmos.
Mas os benefícios não acabam aqui: a instalação pode ter lugar em qualquer localização, e após a conclusão da mesma basta encher as bases com o material escolhido. Nada mais simples.
Os Landblock podem ser empilhados em cima uns dos outros, para facilitar o transporte, e em apenas 1 metro quadrado cabem mais de 40 unidades.
A garantia deste produto é de 10 anos, e a venda, para já, ocorre apenas em Espanha, estando a Landatu Solar atualmente em busca de distribuidores que façam chegar este sistema a mais países.
Leitura Recomendada: O que deve saber para instalar baterias nos painéis solares fotovoltaicos