Startup apresenta solução barata e rápida para montagem de painéis solares em telhados

Landblock estrutura inovadora para instalação de painéis solares

A startup espanhola Landatu Solar desenvolveu Landblock, uma nova e revolucionária estrutura plástica, cuja finalidade reside em facilitar a montagem de painéis solares fotovoltaicos em telhados e outras superfícies planas.

A empresa, especializada na construção de edificações flutuantes para captação de luz solar em grandes superfícies aquáticas, apresentou esta solução no seu país de origem, mais concretamente na cidade de Madrid.

Landblock, a estrutura revolucionária para montagem de painéis solares

A criação da nova estrutura terrestre foi possível graças ao conhecimento alcançado com a experiência obtida em água; isto deu origem à produção de um sistema de balastro de polietileno de alta densidade, constituído por duas peças, cujo peso total não ultrapassa os 3 kg. Estas duas peças são a tampa, e uma base que pode ser cheia com diversos materiais.

Segundo as palavras de Cristian Martín, CEO da Landatu Solar: “A base pode ser preenchida com água, gravilha ou areia”.

Alta resistência aos elementos é uma das vantagens

O sistema em questão tem um total de 56 litros de capacidade na base, e o seu peso máximo pode chegar aos 100 kg quando preenchido com gravilha ou areia.

Graças a isso, a empresa espanhola garante que este sistema de montagem de painéis fotovoltaicos, denominado Landblock, aguenta ventos com velocidade até 162 km/h.

A sua dimensão é de 465 mm x 1235 mm x 480 mm, e o pacote de venda inclui tudo o que é necessário para a sua montagem e fixação: encaixes, peças metálicas de fixação e parafusos de aço inoxidável.

Os módulos solares fotovoltaicos são fixados diretamente à estrutura metálica com recurso a estes componentes, evitando a necessidade de furar o telhado ou a superfície de instalação. A zona de montagem pode estar num ângulo máximo de 15 graus.

O sistema inovador Landblock possui várias vantagens

Landblock, a estrutura inovadora para instalação de painéis solares
Landblock, a estrutura inovadora para instalação de painéis solares

De acordo com a Landatu Solar, os Landblock pesam 10 vezes menos que soluções semelhantes constituídas por betão, o que facilita de sobremaneira o seu transporte e instalação, ao mesmo tempo que contribui para a segurança dos trabalhadores que efetuarem a intervenção necessária à colocação em funcionamento dos mesmos.

Mas os benefícios não acabam aqui: a instalação pode ter lugar em qualquer localização, e após a conclusão da mesma basta encher as bases com o material escolhido. Nada mais simples.

Os Landblock podem ser empilhados em cima uns dos outros, para facilitar o transporte, e em apenas 1 metro quadrado cabem mais de 40 unidades.

A garantia deste produto é de 10 anos, e a venda, para já, ocorre apenas em Espanha, estando a Landatu Solar atualmente em busca de distribuidores que façam chegar este sistema a mais países.

Leitura Recomendada: O que deve saber para instalar baterias nos painéis solares fotovoltaicos

Sobre o autor

1 Comentário em “Startup apresenta solução barata e rápida para montagem de painéis solares em telhados”

  1. Quando já se está utilizando a montagem de painéis sem inclinação é estranho considerar futuro esta utilização e então se fala em pesos 65/650 Kg,( Blocos ACLK de betão) comparando com a Landblock ?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima