Portugal deve testemunhar este ano o lançamento de obras de construção de parques solares em larga escala, depois da produtora suíça de energia solar Smartenergy Invest AG ter anunciado que contratou a empresa multinacional de energias renováveis Voltalia SA que está sediada em Portugal para construir 3 parques solares com 134 megawatts (MW) na Margem Sul por 80 milhões de euros.
De acordo com a empresa Voltalia SA, a construção do primeiro projeto fotovoltaico, localizado na Margem Sul, deverá começar no primeiro semestre de 2020 e a sua construção vai envolver mais de mil funcionários.
Segundo a Voltalia os serviços incluem as instalações de transmissão (linha de evacuação e subestação), bem como do serviço de Operação e Manutenção (O&M) na qual a empresa Voltalia vai fornecer todo o seu know-how e será responsável pela construção, operação e manutenção dos parques solares por um período superior a dez anos e que serão equipados com painéis fotovoltaicos de alta eficiência e com seguidores solares.
A empresa francesa Voltalia está presente em 19 países com mais de 1 GW em operação ou em construção, e um portfólio de projetos em desenvolvimento que representa uma capacidade total de 7,1 GW.
A empresa pode contar com o seu Global Solar Hub estabelecido em Portugal, ativo local e com uma equipa de quase 200 pessoas no Porto e Oliveira de Frades, incluindo especialistas nas áreas de engenharia, compras, construção, gestão da produção, manutenção e distribuição.
Horst Mahmoudi, CEO da Smartenergy, refere que a construção de um elevado volume de projetos em Portugal é um dos principais desafios para 2020.
Tendo sido factores determinantes na sua escolha a qualidade demonstrada pelas equipas da Voltalia, além de todo o seu know-how, da solidez e da experiência dos seus serviços integrados, e de construção (EPC) e Operação e Manutenção (O&M)
Sébastien Clerc, CEO da Voltalia, explica que nos últimos anos, a sua equipa em Portugal se mobilizou internacionalmente e que grandes oportunidades para a prestação de serviços também apareceram no mercado nacional português e estão felizes em apoiar o novo parceiro Smartenergy na execução dos seus projetos.
Recentemente no evento Solar Finance & Investment Europe da Solar Media, as operadoras fotovoltaicas estão confiantes de que Portugal pode elevar a capacidade instalada para 8,1GW-9,9GW até 2030, acima dos 572MW em 2018 de acordo com as metas do governo.