Franz Georg Pikl - Sistema Energia

A importância do desenvolvimento de novas tecnologias para a geração e captação de energia é enorme, porque não apenas pelo esgotamento das fontes não renováveis, mas também pela necessidade de limpar a matriz energética para combater o aquecimento global, o ser humano precisa focar totalmente os esforços em energias renováveis.

Quanto mais diversidade em opções de equipamentos para a captação e conversão, além de diferentes fontes de energia renovável, maior vai ser a capacidade do ser humano de não precisar mais dos combustíveis fósseis.

Muitos inventores, engenheiros e cientistas têm dedicado as suas vidas para buscar soluções cada vez melhores para o problema do aquecimento global, não apenas por um desejo de realização profissional, mas para dar a sua contribuição para permitir que as próximas gerações possam desfrutar desse mundo incrível em que vivemos.

Visando isso, um engenheiro austríaco desenvolveu um inovador sistema que usa água como meio de armazenamento de energia térmica e elétrica.

Franz Georg Pikl, da Universidade Técnica Graz, declarou que:

“A tecnologia pode ser usada para satisfazer 90% da nossa demanda de energia”

Isso é algo incrível e pode ser uma revolução na área de geração de energia renovável. Ainda de acordo com Franz, essa nova tecnologia permitirá em curto prazo o desenvolvimento de usinas de captação e conversão de energia renovável sem uma das grandes limitações das energias eólica e solar, por exemplo, que é a sua descontinuidade, ou seja, a incapacidade dessas usinas eólicas e solares de produzir energia em tempo integral.

Como funciona o sistema de armazenamento de energia

A ideia, assim como a maioria das grandes ideias, é bem simples, tendo como foco as grandes vantagens de tecnologia de armazenamento do tipo bombeado e de armazenamento de calor utilizando água pura como forma de criar uma usina hidroelétrica reversível de armazenamento de água quente. Através disso, o sistema é capaz de fornecer tanto calor, como eletricidade e até refrigeração.

Primeiro passo, usina reversível

O primeiro elemento básico do sistema é a hidroeletricidade de armazenamento bombeado, uma tecnologia já existente em países com grandes cadeias de montanhas. Isso é um ingrediente fundamental para o sistema funcionar, pois ele precisa de uma grande elevação de um entre dois diferentes reservatórios em relação ao nível do mar.

Outro elemento essencial é uma grande quantidade de água. Quando há excedente de energia produzida, esse excedente é usado para bombear a água do reservatório mais baixo para o mais alto. Quando se necessita de mais energia, a água do reservatório mais alto é despejada nas turbinas e a energia é gerada.

Franz Georg Pikl - Sistema Armazenamento de Energia
Franz Georg Pikl – Sistema Armazenamento de Energia

Segundo passo

A partir daí era importante para Franz tentar desenvolver isso de uma forma menos dependente da topografia, o que limitaria o seu uso em áreas montanhosas. Para isso Franz implantou o processo em uma estrutura totalmente subterrânea.

Isso é possível criando túneis com desnível para reproduzir a diferença de altura entre os reservatórios, para conseguir o efeito gravitacional. Esse meio resolve diversos problemas, não apenas o de topografia, mas também o do tamanho da área a da aprovação da implementação do projeto por parte das autoridades.

Terceiro passo

O passo seguinte para o novo sistema de armazenamento são acumuladores de calor, para armazenar a energia térmica. Como a água tem grande calor específico, que é a capacidade de acumular calor sem evaporar, ela é um meio excelente de reserva calorífica.

A energia hidroelétrica é usada para aquecer a água em até 90°, e essa energia térmica é armazenada e usada por meio de sistemas de troca de calor instalados nos reservatórios subterrâneos. Quando existe demanda por calor, através de um sistema de aquecimento urbano esse calor chega aos consumidores.

Último passo

Por fim o quebra-cabeça é terminado com uma tecnologia de sistema de refrigeração. Em dias quentes, a água quente aciona resfriadores, que fornecem energia de resfriamento, que pode também ser distribuída a consumidores por meio de tubulações.

Para permitir um suprimento constante de energia de resfriamento para várias zonas de diferentes temperaturas, o sistema pode ser posto em prática resfriando a água dos túneis da usina hidroelétrica reversível, o que, portanto poderia ser rotulada como “usina hidroelétrica reversível de armazenamento de água fria”.

Resultado do sistema de armazenamento de energia de Franz Georg Pikl

Esse sistema pode resultar em uma capacidade de 80% de eficiência no armazenamento de calor e eletricidade, gerando um armazenamento muito melhor do que o que se poderia conseguir com esses sistemas sendo implantados separadamente, sem aumentar o consumo.

Seria a união de vários sistemas de energia renovável para permitir a superação de diversos desafios da energia renovável no mundo, tendo ainda um retorno financeiro maior e mais rápido.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

2
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

2 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
2 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
2 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Ramon Luis

Sempre ótimas reportagens parabéns e um ótimo ano.

Fortunato

É uma excelente invenção, tudo o que seja para bem do ambiente, é uma mais-valia.