Siemens Gamesa adquire contratos de operação e manutenção da Senvion

Senvion

Contratos de operação e manutenção dos parques eólicos da Senvion passam para a Siemens Gamesa. Este foi um longo negócio que demorou mais de um mês a ser concluído.

São vários projetos europeus da Senvion que vão passar para a gestão direta da Siemens Gamesa, o anúncio oficial está previsto para breve.

Ativos adquiridos pela Siemens Gamesa à Senvion

A Siemens Gamesa negociou a aquisição do departamento de Operação e Manutenção de todos os parques eólicos da alemã Senvion em França (3000 MW), em Itália (1000 MW) e em Portugal (450 MW).

O negócio envolve tanto a fabricação de aerogeradores, como toda a manutenção dos parques eólicos já construídos. Esta é uma aquisição estratégica para a Siemens, podendo vir a adquirir ainda negócios em outros países europeus, visto que a alemã Senvion tem máquinas na Bélgica, Holanda, Polónia, entre outros.

Um negócio que está para dar a ser conhecido em breve. Segundo Rannou, diretor executivo da Siemens Gamesa, o negócio deveria ser dado a conhecer durante a segunda semana de outubro de 2019, pois a documentação para formalizar o negócio estava bem encaminhada.

Inicialmente o negócio estava previsto para ser concluído no final de setembro, mas houve atrasos na preparação da documentação. E só agora é que a Senvion e a Siemens Gamesa podem dar certezas dos trâmites do negócio às agências europeias. Pois estão a querer esclarecer tudo sobre os negócios a serem adquiridos, bem como outras áreas em que estão a pensar investir.

Para o resto do negócio da Senvion que não está incluído neste acordo, está também a ser negociada uma solução. Visto que a Siemens Gamesa foi a única interessada na aquisição das partes do grupo alemão.

Senvion em Portugal

Em Portugal a alemã Senvion tem uma fábrica de pás para aerogeradores, Ria Blades em Vagos e a Ventipower, fabrica rotores. Falta assim saber o que a Siemens Gamesa irá fazer com ambas as fábricas, pois estão as duas em processo de insolvência.

A Senvion emprega por todo o mundo mais de 4000 pessoas, 1400 na Alemanha, 1400 em Portugal. Se bem que nas últimas semanas, na Alemanha esse número possa ter reduzido devido à fuga de algumas centenas de trabalhadores para outras empresas. E com esta venda, mais de 900 lugares irão desaparecer na Alemanha.

Na Índia o contrato de operação e manutenção também tem cerca de 1GW de potência instalados, bem como outros contratos para aumentar a produção de energia renovável.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima