A Siemens Gamesa Renewable Energy (SGRE) recebeu o certificado BNDES FINAME por sua turbina eólica onshore SG 3.4-132, que é produzida na fábrica localizada em Camaçari, na Bahia.
- Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) fornece certificado FINAME para fabricantes
- Certificação permite apoio financeiro para clientes na aquisição desta turbina eólica no Brasil
Certificado de financiamento Siemens Gamesa Brasil
A certificação confirma que a Siemens Gamesa produz um equipamento que segue as regulações para processo de manufatura com conteúdo local do BNDES, permitindo que desenvolvedores de projetos de usinas eólicas possam solicitar financiamento especial quando adquirirem a turbina eólica SG 3.4-132.
“Essa é uma conquista muito importante na nossa estratégia de produção local de turbinas eólicas”, explica Roberto Prida, diretor de onshore da Siemens Gamesa Brasil. “A certificação permitirá que nossos clientes consigam um financiamento competitivo pelo BNDES para novos projetos eólicos, e nós estamos muito orgulhosos de entregar esse valor agregado como parte de nosso portfólio de produtos e serviços”.
A turbina eólica SG 3.4-132 é o quarto equipamento produzido pela SGRE no Brasil a ser enquadrado nas regras do BNDES para geração de energia eólica. Antes dessa turbina, também foram creditados os modelos G97-2.0, SG 2.1-114 e SG 2.6-114.
“Completar quatro processos de certificação em um período de apenas cinco anos demonstra a incrível capacidade da cadeia de suprimentos Siemens Gamesa em se adaptar às necessidades de clientes e entregar com sucesso as soluções que eles precisam.
Agradecemos aos fornecedores por seus investimentos e parceria e à nossa equipe por sua mentalidade inovadora e executora”, acrescenta Rodrigo Ugarte Ferreira, diretor de compras onshore da Siemens Gamesa Brasil.
Desde 2012, a Siemens Gamesa forneceu mais de 3,1 GW (mais de 1.500 unidades) de capacidade instalada para aproximadamente 60 projetos de usinas em todo o Brasil. A companhia tem uma forte presença no país com manufatura, serviços e escritórios.
Sobre a turbina eólica Siemens Gamesa
O modelo SG 3.4-132 possui uma potência nominal de 3.464 MW e um diâmetro de rotor de 132 metros, é ideal para locais com velocidades de vento médio a alto, no qual é possível otimizar a produção de energia para potências superiores a 3 MW, de forma a se obter um custo de produção de energia excelente.
A turbina eólica SG 3.4-132 possui uma excelente fiabilidade e rendimento.
Especificações técnicas turbina eólica SG 3.4-132
Dados gerais
- Potência nominal – 3.465 MW
- Potência flexível – 3.3-3.75 MW
- Controlo de Pitch e velocidade variável
- Temperatura standard -20ºC até 30ºC
Rotor
- Diâmetro – 132 metros
- Área de varrimento – 13.685 m²
- Densidade de potência – 253,20 W/m²
Pás
- Comprimento – 64,5 metros
- Perfil – Siemens Gamesa
- Material – Fibra de vidro reforçada com resina de epoxy o poliéster
Torre
- Tipo – Diferentes tecnologias disponíveis
- Altura – 84, 97, 101.5, 108, 114, 134, 154, 165 metros
Tecnologia
- Tipo – Caixa multiplicadora de 3 etapas
Gerador
- Tipo – Alimentação Dupla
- Tensão de funcionamento – 690 V AC
- Frequência – 50 Hz/60 Hz
- Classe de proteção – IP 54
- Fator de potência – 0,925 CAP-0,925 IND
Sobre a Siemens Gamesa Brasil
A Siemens Gamesa é líder global na indústria de energia eólica, com forte presença em projetos offshore, onshore e serviços. Por meio de suas avançadas tecnologias, a empresa oferece amplo portfólio de produtos, assim como serviços de ponta, ajudando a fazer a energia limpa mais acessível e confiável.
Com mais de 3,1 GW instalados no Brasil em projetos onshore, a companhia produz turbinas para geração de energia eólica em sua fábrica na cidade de Camaçari, na Bahia, além de ter equipe dedicada a serviços de instalação e manutenção.
Com carteira de pedidos de €23 bilhões, a Siemens Gamesa está sediada na Espanha e listada no índice Ibex 35.