O cata-vento, veleta ou wind vane em inglês, é um equipamento que permite saber qual a direção do vento, o cata-vento aproveita a energia do vento para apontar uma seta em direção do vento.
Os cata-vento giram sobre um eixo vertical e são usados por exemplo na energia eólica para indicar aos aerogeradores a posição certa do vento, posição esta usada para os equipamentos de produção de energia eólica maximizarem a eficiência de aproveitamento da força do vento.
Como construir um cata-vento?
Para construir este modelo de sensor vai precisar de uma superfície circular (como por exemplo um CD velho).
Então precisará fixar uma seta no topo.
No final da seta adicione uma aleta que direcione o vento.
Então, em um ponto da seta, você deve posicionar o imã e então colocar um circulo de ampolas magnéticas ao longo do raio de acção deste imã.
Veja a imagem para uma melhor compreensão
O modo de funcionamento deste sensor é ao longo do percurso de movimento da seta consoante a direcção do vento, esta fecha os contatos dos sensores por acção do íman.
O circuito em cima possui 8 saídas que correspondem à direcção do vento. Estas saídas podem ser conectadas a um circuito de indicação simples.
Dependendo de qual sensor está ligado uma luz indicadora mostrará a posição do vento.
Claro que este sensor pode ser facilmente adaptado para qualquer sistema mais complexo e o resultado poderia ser mostrado num LCD ou ter as variações de direcção do vento memorizadas numa EEPROM para análise futura.