
Foram apresentados os resultados/balanço do ano de 2008 da empresa Portuguesa de prestação de serviços, no sector de energia Eólica REETEC IBERICA LDA.
O Eng.º José de Almeida apresentou no passado dia 22/12/2008 oficialmente a todos os Colaboradores da empresa, que lidera conjuntamente com o Eng.º António Patrício.
“A empresa sofreu um crescimento na ordem dos 50% respeitante ao ano transacto de 2007…” afirmou Eng.º Almeida.
REETEC IBERICA iniciou em 2008 trabalhos em mais um País Europeu (Itália) com a montagem de Parques Eólicos para a marca Alemã Nordex. Itália entrou assim para o 4.º Mercado de actuação da REETEC.
“Itália é um País especial, no qual existia uma barreira psicológica para a nossa empresa, mas em simultâneo foi encarado como um desafio extremamente complexo, o qual foi superado com resultados excelentes…” afirmou Eng.º Almeida.
REETEC IBERICA conseguiu alcançar contratos com a marca Suzlon de origem indiana e com forte crescimento na Europa Ocidental, mas principalmente na Europa do Leste, este foi um passo estratégico muito importante na empresa com o objectivo de expansão da actividade para outros Países.
A potência instalada de todos os aerogeradores até hoje montados e comissionados pela REETEC IBERICA supera já os 600 Mw, valor este que é aproximado à potência instalada em todo PORTUGAL.
Eng.º José de Almeida frisou também a elevada importância do trabalho da equipa de comissionamento, que incide actualmente na marca espanhola ECOTECNIA e que recentemente iniciou os trabalhos na marca SUZLON.
A equipa sofreu um grande aumento de trabalho devido ao início dos contratos com a SUZLON, tendo assim que conhecer um novo aerogerador com diferente tecnologia e com o consequente período de adaptação.
De forma a agilizar esse processo, foram efectuadas acções de formação na Dinamarca promovidas pela SUZLON.
“O comissionamento tem uma importância estratégica para a nossa empresa, o qual nos permite possuir um grande conhecimento técnico das diferentes tecnologias de energia eólica, permitindo-nos assim ter a possibilidade de confiança na entrada noutros mercados e inicio de contratos com distintas marcas de fabricantes de aerogeradores…” afirmou Eng.º Almeida.
RESUMO DOS RESULTADOS DA REETEC IBERICA
– 155 trabalhadores actuais (subcontratados + Reetec)
– 600 Mw de potência instalada
– Alargamento da actuação para a Itália, além de Portugal, Espanha e França.
– Início de trabalhos com a entrada de um novo fabricante com a marca SUZLON, juntando-se assim às marcas ECOTECNIA E NORDEX.
Prespectivas da REETEC IBERICA para 2009
– Certificação da empresa no âmbito da QUALIDADE, SEGURANÇA E AMBIENTE.
– Aumento do volume de trabalho com o consequente aumento de colaboradores da empresa.
– Aumentar a qualificação técnica de todos os colaboradores através de acções de formação.
– Reorganização interna com a requalificação de algumas funções e a criação de outras “entidades” coordenadoras, passo que se espera que seja um dos mais importantes para a empresa.