Reduzir consumo eletricidade - Eficiência Energética

Reduza as emissões de CO2 e a conta de eletricidade

Esta é a casa inteligente e sustentável da Miele

  • Marca alemã cria um painel de controlo de consumos dos equipamentos na aplicação Miele@home
  • Participação em projeto internacional InterConnect com o fornecimento de 550 equipamentos em 7 regiões-piloto.

Casa inteligente e sustentável da Miele

Perante uma crise climática com os preços da energia a aumentar drasticamente, a utilização responsável deste recurso é uma prioridade. Escolher de forma consciente os equipamentos que temos em casa é um dos passos para tornar o nosso lar mais sustentável e reduzir na conta da eletricidade e da água.

No caso da Miele, a marca tem vindo a apresentar equipamentos amigos do ambiente e cada vez mais eficientes. Isto é possível através de um painel de controlo de consumo na aplicação móvel Miele@home, equipamentos ligados à tecnologia solar e, não menos importante, pelo envolvimento da Miele no projeto de investigação internacional InterConnect.

A maior parte dos equipamentos Miele possuem as mais altas classificações de eficiência energética e, por conseguinte, estão entre os eletrodomésticos mais económicos do mercado. É também correto afirmar que cerca de 85% da pegada de CO2 de um equipamento é atribuído à fase de utilização.

E, através da utilização regular de programas de eficiência energética, os clientes podem contribuir de forma significativa para a utilização ecológica dos seus eletrodomésticos, ao mesmo tempo que reduzem consideravelmente os custos de utilização.

Mas que programas são particularmente eficientes do ponto de vista energético e, consequentemente, amigos do ambiente? Através do novo painel de controlo de consumo na aplicação Miele@home os utilizadores recebem dicas e truques sobre a utilização de máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa e outros equipamentos. Isto é particularmente útil na lavagem de roupa, uma vez que existe uma grande variedade de opções de programas a escolher.

O painel de bordo fornece informações sobre a quantidade de água e eletricidade que foi realmente utilizada por um programa. A análise mais profunda dos dados é simples e concisa e compara, por exemplo, as médias de todos os programas utilizados.

Isto revela, por exemplo, que o programa de lavagem Eco 40-60 utiliza muito menos eletricidade em comparação com o programa de algodão (40 ou 60 °C). O painel de controlo de consumo mostra também a frequência com que um programa foi utilizado em cada semana, mês ou ano.

Por último, mas não menos importante, o número total de ciclos executados é apresentado uma vez que, afinal de contas, o funcionamento de uma máquina 26 em vez de 30 vezes por mês é mais positivo tanto para a carteira como para o ambiente.

Aplicação Miele@home
Aplicação Miele@home

Aceitar a responsabilidade partilhada e reduzir as emissões de CO2

“A partir de dados comportamentais, sabemos que os programas de poupança de energia só foram utilizados no passado de modo limitado. No entanto, muitos utilizadores querem alterar o seu comportamento e estão muito interessados no consumo de água e energia”, afirma Peter Hübinger, Vice-Presidente Sénior da Smart Home com a Miele.

“Ao avaliar as estatísticas e através de dados extremamente úteis na nossa aplicação, estamos a dar novas orientações e a criar novos hábitos de consumo. Com uma consciência de potenciais poupanças, é provável que muito mais pessoas optem no futuro pelas opções de programas mais económicos e mais amigos do ambiente”, conclui Sr. Hübinger.

O painel de controlo de consumo (na secção de estatísticas da aplicação) será lançado a partir de 2023 na Alemanha e na Austrália para abranger máquinas de lavar roupa; estará disponível no quarto trimestre deste ano para máquinas de lavar louça. Outros equipamentos e fases de desenvolvimento seguir-se-ão também a partir de 2023.

InterConnect para futuras normas europeias em gestão de energia

Quando se trata de produção e comercialização de energia, os mercados na Europa estão naturalmente interligados. No entanto, o continente europeu está ainda muito longe das normas comuns que abrangem a gestão da energia, uma vez que as condições em cada estado membro ainda diferem consideravelmente. O projeto InterConnect, iniciado e fundado pela Comissão Europeia, promete mudar isto e a Miele está em sintonia.

O projeto InterConnect visa permitir uma gestão eficiente da energia e promover uma abordagem à utilização da energia que tenha em consideração as necessidades da rede em casas e instalações comerciais em toda a Europa. No total, 51 empresas e institutos de investigação europeus estão a participar no projeto. A Miele fornece cerca de 550 equipamentos (máquinas de lavar e se car roupa e máquinas de lavar louça) em 7 regiões-piloto.

Uma delas é Norderstedt, em Schleswig-Holstein, no extremo norte da Alemanha. O serviço público da cidade fornece uma mistura de energia de uma variedade de fontes com uma elevada proporção de energia eólica e oferece às famílias de teste do município tarifas flexíveis de eletricidade. Um dos objetivos é fazer um uso praticamente completo do fornecimento flutuante de energia eólica sem a necessidade de desligar as turbinas eólicas.

Os dispositivos que funcionam com eletricidade, tais como aparelhos domésticos, começam automaticamente quando a rede é capaz de fornecer energia em abundância. A Miele está a fornecer máquinas de lavar e secar roupa e lavar louça, 30 em cada caso, para o projeto em Norderstedt.

O foco em quase todos os testes piloto é alterar os picos de procura, não obstante o facto de as condições de enquadramento serem diferentes. Na cidade holandesa de Eindhoven, por exemplo, o projeto concentra-se não na energia eólica como uma fonte primária de energia, mas na integração numa rede inteligente alimentada por uma variedade de fontes de energia.

Aqui, a Miele fornece 100 máquinas de lavar e 100 máquinas de secar roupa a um complexo de edifícios modernos geridos por uma associação de habitação.

Um requisito fundamental comum a todos os projetos é a interoperabilidade dos componentes técnicos. No que diz respeito aos aparelhos domésticos, isto significa que os equipamentos devem ser bem integrados num sistema central de gestão de energia, mesmo quando os eletrodomésticos são de marcas diferentes. “Esta é uma das condições centrais para que aplicações domésticas inteligentes sejam aceites pelos consumidores, é por isso que a Miele está a apoiar o desenvolvimento de normas comuns com urgência”, diz Peter Hübinger.

*As aplicações mencionadas neste texto são serviços digitais adicionais da Miele & Cie. KG ou de parceiros da Miele. Todas as aplicações inteligentes são ativadas pelo sistema Miele@home. A gama de funções pode variar em função do modelo e do país.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui