Célula Solar Seis Junções

Foi desenvolvida uma célula solar com uma eficiência de conversão de quase 50%

A evolução da energia solar é um desenvolvimento fundamental para um futuro mais limpo do planeta, mas também o complemento dos sonhos de alguns fabricantes de carros elétricos que trabalham para aplicar esta tecnologia a modelos movidos a bateria.

Nova célula solar com eficiência de conversão de 50%

Sabemos agora que um grupo de pesquisadores do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos (NREL) estabeleceu um novo recorde para a eficiência de uma célula solar fotovoltaica com um protótipo capaz de atingir uma eficiência de quase 50%.

A equipa do NREL conseguiu desenvolver uma célula solar de “seis junções”, que em vez de silício cristalino utilizou 140 camadas de materiais semicondutores, permitindo atingir uma taxa de conversão de 47,1% sob iluminação concentrada.

Uma variação da mesma célula solar também estabeleceu o recorde de eficiência sob iluminação solar em 39,2%. Um número que podemos comparar entre 20 e 23% do que é alcançado pelos conselhos comerciais mais competitivos hoje em dia e que excede o recorde anterior na seção de pesquisa nas mãos do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar, que em 2014 conseguiu alcançar 46%.

Célula Solar de multicamadas “Seis Junções”

Célula Solar Seis Junções
Célula Solar de multicamadas “Seis Junções”

Uma técnica de multicamadas que no papel representa um custo mais alto, mas ao mesmo tempo permite superar a máxima eficiência teórica, o chamado limite de Shockley-Queisser, que estipula que um painel solar não pode atravessar a barreira de 30%.

Este novo design detém o recorde de eficiência de conversão solar para qualquer tipo de projeto solar fotovoltaico e abrirá novos caminhos para produzir sistemas fotovoltaicos com eficiências ainda mais altas, ideais para uso em dispositivos de energia solar concentrados.

Uma tecnologia que concentra as suas aplicações em nichos de mercado específicos, como energia por satélite, e que também pode ser aplicada a outras empresas em que a eficiência é essencial devido à dificuldade em alcançar a eficiência ideal, como o setor dos carros elétricos, veículos especialmente grandes, como camiões ou barcos.

Leitura Recomendada: Como funcionam as células solares fotovoltaicas

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui