JinkoSolar consegue novo recorde de eficiência de conversão solar com mais de 24%
No seu centro de testes na China, a JinkoSolar conseguiu que uma célula fotovoltaica tivesse o máximo de eficiência de 24,2%!
Os resultados foram obtidos no Centro de Testes de Qualidade de Sistemas de Energia Eólica e Fotovoltaica da Academia Chinesa de Ciências (CAS), sendo que o resultado obtido foi válido para uma célula fotovoltaica TOPCOn, de tipo N de grande área.
Já em 2013 a Fraunhofer ISE tinha dado a conhecer uma célula fotovoltaica TOPCon de tipo N com uma eficiência de 24%. Assim a JinkoSolar ultrapassou esse valor em 0,2%!
Este novo recorde de eficiência na conversão de energia solar foi estabelecido graças à tecnologia de contacto passivo de óxido de túnel numa célula monocristalina de tipo N de alta qualidade com dopagem seletiva e impressão avançada de linhas finas.
Já nos estudos da Fraunhofer ISE se tinha detetado que um obstáculo chave que impediu atingir as eficiências elevadas com as células tipo N era o esquema padrão do contacto traseiro, sendo que os contactos metálicos do lado traseiro são um fator que limita a eficiência!
A JinkoSolar defende que a sua tecnologia de células tipo N foi a chave que abriu um novo caminho para o desenvolvimento de novos produtos comerciais de alta eficiência. Produtos que irão competir com as tecnologias HIT (Heterojunção Com Capa Fina Intrínseca) e Contato Posterior Interdigitado IBC (Interdigitated Back Contact).
Interessante: Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos
Qual a eficiência deste novo painel solar ? 50% 70% 80%
Energia solar e o futuro do mundo