A R.Power, que é uma das principais produtoras de energia independentes polacas e que atua nas áreas da construção de quintas de energia solar, anunciou o início dos trabalhos no portefólio de projetos de centrais fotovoltaicas de 72 MWp.
Investimento em projetos solares fotovoltaicos
A R.Power é atualmente o maior investidor polaco em Portugal na área da fotovoltaica, com projetos localizados em vários pontos do país, incluindo os distritos do Alentejo, Santarém, Portalegre e Castelo Branco.
Todas as centrais utilizarão painéis solares bifaciais, que podem produzir eletricidade de ambos os lados. Espera-se que os projetos gerem um total de cerca de 120 GWh de eletricidade por ano.
A redução anual das emissões de CO2, em comparação com as emissões das centrais a gás, ascenderá a quase 40.000 toneladas, o que equivale a 16.000 automóveis de passageiros. Todas as centrais deverão ser construídas até ao final do próximo ano.
– Portugal é um dos países que mais rapidamente desenvolvem projetos baseados em energia verde, tanto energia solar como hidrogénio. É aqui que abrimos o nosso primeiro escritório no estrangeiro e aqui planeamos um desenvolvimento intensivo nos próximos anos. Estamos apenas a iniciar a construção de novos projetos, que é um passo importante para alcançar este objetivo – afirmou Przemek Pięta, cofundador e CEO da R.Power.
Portugal é atualmente um dos líderes europeus em energia limpa. Em 2021, a percentagem de eletricidade obtida a partir de fontes renováveis foi de 60% (este ano diminuirá devido à seca histórica, que reduziu a energia hidroelétrica).
De acordo com a SolarPower Europe, no final de 2021, o país tinha cerca de 1,5 GW de capacidade instalada para projetos solares. De acordo com os anúncios das autoridades, este valor deverá aumentar para 9 GWp até 2030.
A R.Power S.A. é um dos principais produtores integrados e independentes de energia solar na Polónia, com uma presença crescente em Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e Roménia.
As atividades da R.Power S.A. cobrem toda a cadeia de valor do setor da energia solar, incluindo o desenvolvimento de centrais fotovoltaicas, a construção de centrais fotovoltaicas (Engineering Procurement & Construction), a manutenção de centrais elétricas (Operations & Maintenance) e a produção de energia verde (Independent Power Producer).
A empresa está atualmente a desenvolver um portfólio de mais de 7 GWp de ativos fotovoltaicos e tem um portfólio de projetos de risco limitado (construído, em construção ou pronto para construção) com uma capacidade de aproximadamente 0,8 GWp.
Uma vez que a R.Power é atualmente o maior investidor polaco em Portugal na área da fotovoltaica, com projetos localizados em vários pontos do país, incluindo os distritos do Alentejo, Santarém, Portalegre e Castelo Branco.
Possuo um terreno na zona de Portalegre que considero ser propício para contribuir no reforço e crescimento na área da energia solar fotovoltaica, energia limpa. Gostaria de saber se é possível aceder a algum tipo de candidatura ou outra forma? Agradecia uma informação mais detalhada sobre este processo, ou como posso conseguir algum contacto para melhores esclarecimentos?