Motor Elétrico Quark

Quark, é um pequeno motor elétrico desenvolvido pela Koenigsegg, com apenas 28kg e mais torque que o V8 da Ram.

Quark, pequeno motor elétrico da Koenigsegg

Desenvolvido pela Koenigsegg, pesa menos de 30kg, mas é muito potente. O Quark tem apenas ¼ do peso de um motor 1.0, mas garante 340cv e 61,2kgfm.

É caso para dizer que é mais uma inovação “fora da caixa”, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos no mercado automóvel (nova geração de baterias e evolução dos carros com emissão zero).

A novidade, partiu da sueca Koenigsegg, marca conhecida pelos seus supercarros e agora pelo seu motor super pequeno que irá equipar o carro desportivo, Gemera.

Caraterísticas do motor elétrico Quark

Este pequeno motor elétrico vai pesar apenas 28,5kg, mas garantindo uns incríveis 340cv de potência e 61,2kgfm de torque!

Valores que deixam outros supercarros para trás, como o motor V8 Hemi da Ram 1500, que rende apenas 400cv e 56,7kgfm.

Este sistema motor é pouco maior do que uma lata de 330ml, lembrando o visual de um platô da embraiagem, sendo o peso equivalente a 25% do peso de um motor tradicional (e que não tem nem um terço destas caraterísticas).

O supercarro da Koenigsegg vem equipado com dois desses motores, formando um “Terrier” (nome dado pela fabricante para o arranjo com os dois motores, inversor de torque e engrenagens planetárias).

No total este supercarro terá uma força de 680cv e 112,1kgfm, pesando apenas 84kg!

A que se deve o pouco peso do super motor elétrico?

Motor Elétrico Quark

O baixo peso deste super motor elétrico deve-se aos materiais usados na sua construção.

Assim, na construção do Quark, foram usados materiais como o aço aeroespacial e fibra de carbono. A ideia partiu da fabricante com o intuito de produzir um motor elétrico potente e leve para tornar o novo super carro, neste caso o Gemera, o mais rápido do mundo.

De modo a não perder potência e torque, o propulsor é de acionamento direto, não existindo transmissão. Assim o campo de atuação ficou maior, podendo até ser usado em aeronaves de descolagem e pouso vertical (helicópteros, drones).

Ao ser aplicado no Gemera, o Quark, vai atuar a baixas velocidades e acelerações, permitindo ajudar o desportivo no arranque, é que o pico de potência e torque (320cv e 61,2kgfm) dura apenas 20 segundos. Após esse tempo, os valores baixam para 136cv e 25,4kgfm!

Em breve, a Koenigsegg dará a conhecer as especificações finais deste pequeno super motor elétrico.

Vídeo – Motor Elétrico Quark

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui