Nanoflowcell Quantino 2019

A nanoFlowcell é uma marca protótipo do carro Quantino movido a água, neste caso a água salgada. E recentemente numa experiência o Quantino completou mais de 150 mil quilómetros em estrada tendo como combustível o recurso a água salgada.

Como Funciona a NanoFlowcell?

O funcionamento da tecnologia da nanoFlowcell é em tudo idêntico à de uma célula de combustível, só que recorre à água salgada invés do hidrogénio!

Assim, os iões positivos ficam separados dos iões negativos, sendo que ambos ao passarem por uma membrana se misturam e interagem, e é essa interação que gera energia elétrica que permite mover o automóvel!

O resultado final dessa mistura do líquido de iões gera água, tal como na célula de combustível de hidrogénio, mas tem como vantagem o facto de permitir que o veículo se movimente com zero emissões de carbono e um reabastecimento rápido!

Quando Surgiu a NanoFlowcell?

Esta é uma empresa já com algum tempo no mercado. Desde 2014 que esta empresa suiça tem vindo a desenvolver protótipos com o intuito de usarem água salgada como combustível primário.

Foram vários os protótipos desenvolvidos:

  • Desportivo e-Sportlimousine
  • Crossover Quant F
  • Compacto Quantino

Os três modelos têm sido testados em estrada, mas foi o Quantino o primeiro a mostrar a verdadeira capacidade do combustível a água salgada.

Em agosto de 2017 o modelo Quantino fez 100 mil quilómetros, sendo que agora quase ao fim de um ano fez mais 50 mil quilómetros, tendo assim um total de 150 mil quilómetros.

Nanoflowcell Quantino 2019
Nanoflowcell Quantino 2019

Outra grande meta deste veículo com combustível alternativo e zero emissões de carbono, ou seja, nada de poluição, é o facto de ter feito 1000 quilómetros durante oito horas e 21 minutos ininterruptos!

Ou seja, durante esses 1000 quilómetros não precisou de parar para atestar, o que comprava que também tem uma excelente autonomia!

Caraterísticas Quantino

Quanto às características desde compacto que está a revolucionar o mercado, é de ressalvar que permite até quatro pessoas no seu chassis, tem um motor de 80kW (cerca de 109 CV), e pesa pouco mais de 1400kg.

Ainda assim, com essas características consegue atingir a velocidade de 100km/h em pouco mais de cinco segundos!

A nanoFlowcell tem como objetivo iniciar a produção final deste modelo protótipo a curto prazo… se conseguir será uma grande revolução no mercado automóvel!

É que ainda agora começaram a surgir os veículos elétricos, e se vier um veículo com estas caraterísticas, basta irmos à beira mar para atestar o carro!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

25
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

14 Comentários da discussão
11 Respostas aos comentários
14 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
24 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Rogério Machado

Claro que existem, faz tempo, outros sistemas de combustíveis alternativos. Mas vamos ser honestos, já viram a revolução mundial, que qualquer alteração ao que está constituído vai fazer? Até guerra mundial pode se desencadear! Por exemplo, os árabes vão comer o quê? Areia? Só pode, pois além do petróleo é o que eles têm… e as arrecadações dos governos? E os empregos que vão deixar de ser gerados pela indústria ATUAL automobilistica? É… o buraco é mais em baixo…. kkkkkkkkkkkkkkkkk

josé nunes prudente

Parece um elétrico, mas não dispõe nem de bateria nem é alimentado a eletricidade da rede. O combustível é água salgada, ainda que não se pense que para o abastecer bastará ligar uma mangueira ao mar… Trata-se de uma solução salina, efetivamente, mas desenvolvida em laboratório e designada por bi-ION. Já a bateria é substituída por seis células alinhadas num dispositivo do tamanho de uma caixa de sapatos, batizado de NanoFlowcell, cuja origem remonta a um concept patenteado pela NASA, durante a década de 1970, quando a agência espacial procurava formas eficientes de armazenar energia. No fundo é um elétrico,… Read more »

claudio

Triste, tem nada de combustível de água salgada, é sim uma bateria, carregada na tomada como qualquer outra. De longa duração e reciclável. O nanoFlowcell® também é exemplar em termos de reciclagem de matérias-primas graças ao seu longo ciclo de vida. O nanoFlowcell® elimina, assim, o problema de perda de desempenho experimentado pelas baterias convencionais, já que o nanoFlowcell® não sofre efeito de memória, mesmo após 10.000 ciclos de carga. Isso significa que o nanoFlowcell® pode suportar até dez vezes mais ciclos de carga do que os sistemas convencionais de bateria de íons de lítio (bateria de íons de lítio:… Read more »

Geneval Taboza

Quantos Km faz com 1 litro de água?

J Francisco

Sem ser carregado na tomada eléctrica, 0.

André Ludgero

É uma solução salina desenvolvida pela Nanoflowcell. Esta solução não é água do mar.
O que esta empresa tem trabalhado é no desenvolvimento desde combustível. O desenvolvimento do carro é apenas uma demonstração da capacidade do combustível.
O ponto principal é criar um novo tipo de combustível que seja mais barato de produzir, este poderá ser aplicado seja como combustível de veículos, como combustível de produção de energia eléctrica para casas, fábricas e outras aplicações.