Apesar da má reputação do passado na fabricação de painéis solares de baixa qualidade, hoje a China é considerada líder na produção de painéis solares de excelente qualidade.
A fabricante chinesa JinkoSolar tornou-se na empresa líder global no fornecimento de painéis fotovoltaicos em 2019, segundo dados da consultora GlobalData.
JinkoSolar é líder dos maiores fabricantes de painéis solares
No ano passado, a GlobalData confirmou que a JinkoSolar era a principal fabricante de painéis fotovoltaicos do mundo, produzindo no total 14,2 gigawatts (GW) de painéis fotovoltaicos, quase 4 GW a mais que a JA Solar com 10,3 GW e que ocupa o segundo lugar.
A JinkoSolar desenvolve painéis solares da mais alta qualidade que usam a mais recente tecnologia em células solares que são mais eficientes e com maiores garantias de produção e durabilidade.
Os painéis solares da JinkoSolar excedem os padrões de qualidade chineses e têm o nível mais elevado de certificação de eficiência energética, por isso tornaram-se nos painéis mais utilizados no mundo. Segundo um dos responsáveis pelo relatório da GlobalData, um dos principais pontos fortes da empresa é o facto de possuir uma carteira de clientes ampla e diversificada.
Segundo as análises da Globaldata, não ocorreram alterações significativas no ranking de 2019 em comparação com o de 2018, contudo entre os 10 principais fabricantes de painéis fotovoltaicos verificou-se um aumento da produção, passando de 80,3 GW em 2019 em comparação com os 63 GW produzidos em 2018, um aumento considerável de 27%.
Provavelmente em 2020, os 10 principais fabricantes atingirão uma quota de 75% do total da produção de painéis fotovoltaicos
Segundo, Ankit Mathur, diretor de Energia da GlobalData, o mercado global da energia solar fotovoltaica está em crescimento devido ao aumento da procura, redução dos custos, aos avanços tecnológicos e de uma maior eficiência energética dos painéis.
Graças a uma melhoria da eficiência e do desempenho dos painéis fotovoltaicos, assim como uma melhor análise de dados e gestão comercial foi possível reduzir significativamente o LCOE que também contribuíram para maiores avanços tecnológicos.
Ranking mundial dos maiores fabricantes de painéis solares
A JA Solar, manteve o segundo lugar, apesar de um aumento da produção de cerca de 17% graças à excelente qualidade, inovação e eficiência dos seus produtos.
A JA Solar informou que devido à sua estratégia de expansão, aumentou a sua presença nos mercados internacionais emergentes no médio oriente que levaram a um aumento da venda de painéis fotovoltaicos e ao aumento dos lucros da empresa.
Já as empresas Trina Solar e LONGi Solar ficaram em terceiro e quarto, com uma produção de 9,7GW e 9GW, respectivamente. Por sua vez a Canadian Solar ficou em quinto lugar com 8,5 GW; Hanwha Q CELLS ficou em sexto com 7,3 GW; e a Risen Energy ficou em sétimo lugar com 7GW; sendo que a First Solar ficou na oitava posição com 5,5 GW.
De acordo com, Ankit Mathur, os fabricantes chineses vão continuar a dominar o mercado global de painéis solares em 2020, à medida que conquistam novos mercados emergentes no sudeste da Ásia, América Latina e médio oriente.
Contudo a China, Estados Unidos, Europa e Índia vão continuar a ser os mercados principais na venda de painéis solares.
Concordo, mas o Brasil está no páreo com qual empresa chinesa? Pois parece que empresa chinesa fabrica as placas aqui também.