Melhores baterias solar fotovoltaico

Quais as melhores baterias para utilizar nos sistemas solares fotovoltaicos: Monoblock, AGM, Estacionárias, de GEL ou de Lítio?

Se procura um sistema solar fotovoltaico com apoio de bateria, ou seja, armazenar a energia produzida durante o dia para consumo posterior, em vez de estar a enviar eletricidade para a rede pública, fique a saber que existem vários tipos de baterias!

Assim as baterias de acumulação de eletricidade podem ser monobloco, AGM, estacionárias, de gel ou de lítio. Como vê são vários tipos de baterias que pode acoplar ao seu sistema fotovoltaico e assim armazenar energia.

Mas convém perceber o que cada um significa, bem como o modo para o qual foram concebidas! Pois nem todo o tipo de produção de eletricidade é adequado a qualquer bateria!

Conheça mais sobre as etapas de carregamento das baterias para energia solar fotovoltaica.

Descrição dos principais tipos de baterias

Baterias Monobloco

Este tipo de bateria está concebido para pequenas instalações fotovoltaicas onde a relação qualidade preço é equilibrada.

São reforçadas com um isolamento especial, havendo por isso pouca perda de água. São recomendadas para sistemas fechados, telecomunicações, instalações de sinalização ou repetidores.

Baterias AGM

AGM (Absorsent Glass Mat) – em português, não tecido absorvente em fibra de vidro) possuem válvulas de regulação dos gases para uma melhor recombinação destes. Assim evita-se perdas de energia, a pressão interna é regulada mais facilmente e por esse motivo há um maior aproveitamento que se traduz num rendimento máximo!

Baterias Solar AGM
Exemplo de baterias tipo AGM

E quando se tem correntes elevadas num curto espaço de tempo, as baterias AGM são adequadas devido à sua resistência interna ser muito baixa. Por esse motivo são mais adequadas que as baterias de gel para situações com alta intensidade de descarga.

Baterias de eletrólito gelificado ou gel

Este tipo de bateria apresenta um funcionamento cíclico de alta qualidade, o que faz com que sejam ideais para instalações de tamanho médio/grande cujo intuito de funcionamento seja largos períodos de tempo.

Também são adequadas a sistemas cuja manutenção seja complicada de realizar.

O componente de gel deve-se à mistura do eletrólito com sílica, que depois fica com a tal consistência de gel.

Baterias estacionárias

Este tipo de bateria solar fotovoltaica é perfeito para instalações cujo consumo diário é feito continuamente e por largos períodos de tempo. Pois são baterias com uma vida útil superior a 20 anos!

Permitem grandes ciclos de descarga diários, com resultados excelentes para qualquer tipo de consumo!

Baterias de lítio

As baterias de lítio permitem ter uma descarga completa da sua potência, ou seja, 100%. Exemplificando, uma bateria de lítio de 200Ah pode-se carregar a 100%, ao contrário que outras como a AGM ou gel não permitem cargas superiores a 80/90%, logo não se descarregam totalmente!

E é esta característica que faz com que o processo de carregamento seja mais rápido que no outro tipo de bateria. Amais, permite vários processos de descarregamento (ate 6000 ciclos a 90%).

Outra vantagem das baterias de lítio é o seu sistema de gestão interno e serviço ininterrupto. Ou seja, têm uma fonte de alimentação autónoma que entra em ativação caso haja falência da fonte de alimentação principal.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...