França vai proibir venda de automóveis a gasolina e diesel

O mundo inteiro, ao menos os países onde existem consciência e compreensão dos desafios do aquecimento global, vem fazendo esforços para minimizar as emissões de fuligem e CO2, além de incentivar fortemente o desenvolvimento económico de forma sustentável, apelando para energias limpas, tais quais a eólica, solar, biomassa entre outras.

Se ocorrem proibições ou desincentivo para o consumo de combustíveis fósseis, mas sem o impulsionamento de energias limpas, ou vice-versa, não existe progresso no desenvolvimento sustentável e proteção do meio ambiente.

A Alemanha é um país referência em energias limpas e redução em emissões, e agora a Alemanha pode dar um passo muito importante no processo de limpeza da matriz energética, permitindo que algumas cidades proíbam o uso de carros a diesel em algumas autoestradas.

Alemanha pode proibir carros a diesel em autoestradas

Várias cidades na Europa já proibiram o uso de diesel em seus carros para combater a poluição e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, mas até agora a Alemanha não havia conseguido isso.

Entretanto, uma decisão inédita do tribunal alemão decidiu que as cidades de Essen e Gelsenkirchen podem proibir, ao menos em autoestradas, a utilização do diesel, tão nocivo para a saúde e para o meio ambiente.

Até o momento haviam limitações para que veículos movidos a diesel circulassem nas áreas centrais das cidades. Esse tribunal alemão agora deu a sua autorização para que as cidades de Gelsenkirchen e Essen pudessem agora impedir que carros movidos a diesel passem por autoestradas como por exemplo a A40. Já a partir de julho de 2019, o que vai afetar até veículos que atendem a norma Euro 5, ou seja , tolerância zero.

A norma Euro 5, para quem não sabe, obriga os veículos diesel a não passar de 180 miligramas de óxidos nítricos (NOx) por quilómetro, diferentemente dos anteriores 250 miligramas permitidos na regra Euro 3.

Mesmo assim, esses carros agora estão proibidos nesses setores da autoestrada. Isso significa que a Alemanha não está satisfeita em reduzir, mas vai buscar erradicar o uso de diesel no país, e esse processo já está em curso cada vez mais acelerado.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de