Parlamento Europeu aprova proibição de venda de carros a gasolina e a diesel a partir de 2035
O Parlamento Europeu aprovou hoje a lei que irá proibir a venda de veículos movidos exclusivamente a gasolina e gasóleo em 2035, promovendo a utilização de carros elétricos e híbridos.
Venda de carros a combustão proibida na União Europeia a partir de 2035
Foi hoje votada no Parlamento Europeu a lei que permite proibir a comercialização de veículos exclusivamente a gasolina e gasóleo já a partir de 2035.
Com um total de 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções, foi aprovada esta ambiciosa proposta que irá tentar implementar na União Europeia uma estratégia de emissões nulas de CO2 nos novos carros de passageiros e veículos comerciais ligeiros.
Além da limitação definida nas vendas para 2035, foi ainda proposto um objetivo intermédio para 2030 onde se espera alcançar uma diminuição de 55% das emissões em automóveis de passageiros e 50% em veículos comerciais ligeiros.
Será ainda criada, até 2025, uma metodologia para avaliar e comunicar dados sobre as emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida dos automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros vendidos no mercado da EU.
Já até dezembro de 2026, espera-se que seja criada uma comissão que irá acompanhar a diferença entre os valores-limite de emissão e os dados relativos ao consumo de combustível e de energia em condições reais, apresentará um relatório sobre uma metodologia para ajustar as emissões específicas de CO2 dos fabricantes e proporá medidas de acompanhamento adequadas.
Nova lei inclui exceções para pequenos fabricantes e regalias para fabricantes com emissões nulas
De forma a tornar esta transição mais suave para pequenos fabricantes, as empresas que matriculem menos de 1000 carros por ano terão uma isenção até 2035.
Já os fabricantes que tenham um bom desempenho de vendas em carros elétricos e híbridos e que mantenham as emissões entre 0 e 50 g CO2/km, terão objetivos de redução das emissões de CO2 mais baixos.
Com estas novas medidas espera-se que a União Europeia consiga baixar as suas emissões de forma significativa, tornando-se um exemplo para o resto do mundo.
Além disso, existe ainda a expectativa de este ser um passo relevante para se conseguir alcançar a neutralidade climática até 2050.
Vídeo – O fim das vendas de veículos a combustão a partir de 2035
Leitura Recomendada: Veículos a combustão: O Fim da era da combustão começa em 2035