Painéis Solares Chineses

Procura mundial por energias renováveis irá superar os 120 GW de potência instalada a partir de painéis fotovoltaicos. Aumento influenciado com as mudanças de paradigma chinesas.

Em 2018 a China cortou nos apoios para as energias fotovoltaicas, com a Nova Política 531, facto que levou a que os fabricantes chineses se virassem para outros mercados, nomeadamente estrangeiro, para reduzir os riscos.

Resultado, a procura mundial de painéis fotovoltaicos está a aumentar, mesmo com uma diminuição do número de pedidos durante o terceiro trimestre, mas ainda assim espera-se que se termine o ano de 2019 acima dos 120 GW de potência instalada.

As estatísticas são da Energy Trend, que indicam que as exportações chinesas para o estrangeiro, de janeiro a maio de 2019, atingiram valores de 28,5 GW, quase o dobro do ano anterior (14,68 GW). Após a entrada em vigor da Nova Política 531, as exportações de junho a dezembro de 2018 cifraram-se em 26,3 GW.

No final de 2019 teremos mais de 120GW de potência instalada em painéis fotovoltaicos

Pelos dados, a Europa foi o principal destino durante este período.

Procura Mundial por Painéis Solares Fotovoltaicos

Para tal facto muito contribuiu a eliminação de barreiras comercias contra os fornecedores chineses a 3 de setembro de 2018. Tendo sido permitida a entrada na Europa de painéis chineses capazes de competir com os do mercado europeu, sem quaisquer barreiras comerciais.

No segundo semestre, junho a dezembro 2018 e de janeiro a maio de 2019, as exportações de painéis solares chineses para a europa aumentaram mensalmente, o que mostra que a eliminação das barreiras comerciais do Preço Mínimo de Importação permitiu a criação de um novo canal de exportação para os fabricantes chineses afetados pela Nova Política 531 chinesa.

Crescimento mercado energias renováveis 2019

Em termos globais espera-se que a procura por painéis solares para 2019 atinja valores de 125,5 GW, o que se traduz num crescimento de 16% sobre os 108,2 GW de 2018!

Em 2020 espera-se que a tendência de crescimento continue…

A Energy Trend prevê que a procura mundial irá aumentar no decorrer de 2019, e os mercados à escala de GW aumentarão de 16 GW em 2018 para 21 GW em 2019, devido ao aparecimento de novos mercados um pouco por todo o mundo.

Existem 5 grandes mercados – China, EUA, Índia, Japão e Austrália – e além destes, têm surgido sinais de reativação de alguns países europeus (antigos e novos). Reativação que surgiu graças ao Acordo de Paris, em que os membros da União Europeia indicaram a aposta nas energias renováveis como meta para reduzir as emissões de carbono.

Procura Mundial por Painéis Solares Fotovoltaicos

Proposta que leva a que a procura por painéis solares fotovoltaicos aumente dos 11,9 GW em 2018 para 21,8 GW em 2019. E em 2020 essa procura aumente até aos 24 GW, o que significará um crescimento de mais de 10%!

Sem contar com as regiões europeias, América do Sul, Médio Oriente, África e outras regiões emergentes, cada uma conta com pelo menos 2-3 países com mercados de escala superior a 1 GW.

O Acordo de Paris consiste em contribuições pré-determinadas para o desenvolvimento da energia renovável por cada membro da Organização das Nações Unidas.

Além dos subsídios governamentais e o apoio que cada país dá aos consumidores, o custo anual das instalações fotovoltaicas de hoje está a converter a energia fotovoltaica numa solução que países emergentes podem usar para resolver a escassez de energia e reduzir a sua contribuição para o aquecimento global.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui