Revestimento de Piso Solar

Revestimento de piso solar é composto por células solares e garrafas PET recicladas!

Em Budapeste não faltam histórias para contar, sendo que o destaque desta vez vai para um novo desenvolvimento. É que na Hungria, mais precisamente em Budapeste, começaram a ser vendidos revestimentos de piso solar, ou seja, o revestimento de um chão pode começar a gerar eletricidade e esta ser devolvida à rede elétrica da casa.

O que é o revestimento de piso solar?

É um tipo de revestimento de pavimento composto por células de silício monocristalino. Estas células são revestidas com vidro temperado, a partir daí são depois incorporadas numa estrutura produzida a partir de garrafas PET recicladas.

A responsável pelo desenvolvimento deste tipo de piso solar é a húngara Platio, que se especializou na criação de materiais de construção sustentáveis!

E são várias as vantagens deste produto comercializado na Hungria. Primeiro que tudo, tem uma manutenção simples, quando comparada com os painéis solares montados nos telhados. Depois ao se usar plástico reciclado estamos a criar um produto mais duradouro que o betão (diz a empresa).

Quem se depara com este revestimento de piso, o primeiro impacto que tem é que será escorregadio. Mas na verdade, não! Ele tem uma camada de antiderrapante, sendo assim quase impossível alguém escorregar nele!

E se pensa que a estética foi “esquecida”, desengana-se! É que a empresa criou este revestimento de piso solar, ou seja, mosaico, em vários tons, desde preto, vermelho, azul e verde!

Com apenas 20 m2 deste revestimento solar, o chão irá gerar energia solar que permite suprir o consumo anual de eletricidade de uma família média. Para quem tiver carros elétricos, também pode usar a energia produzida para lhes carregar as baterias!

 

Outras aplicações do revestimento solar

Ainda em 2019 a Platio deu início aos seus testes de revestimento de piso solar, tendo instalado cerca de 6,5 m2 de revestimento solar num centro comercial. Este foi ligado a uma estação de carregamento de telemóveis.

Foi também testado em parques, praças e mesmo numa estrutura marítima, pode também ser aplicado a mobiliário personalizado.

Além disso, visto ser um revestimento antiderrapante, pode ser instalado em calçadas, terraços, varadas ou pátios.

Uma casa que tenha um revestimento de piso solar, painéis solares e baterias para acumular o excedente de eletricidade, torna-se no paraíso da autossuficiência energética!

A grande novidade é mesmo a aplicação desta tecnologia ao ambiente doméstico, pois já havia sido instalado noutras situações, como na pavimentação de estradas! Algumas empresas de energias renováveis já o haviam feito, tal como a Platio.

Um pouco por toda a Europa encontramos locais de teste de revestimento de piso solar em calçadas, ciclovias ou mesmo estradas. Sendo que França na altura ficou nas bocas do mundo por ter planeado pavimentar mil quilómetros de estradas com pavimento solar.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui