Primeiro comboio urbano movido a hidrogénio construído na China

comboio urbano hidrogenio

O primeiro comboio urbano movido a hidrogénio foi lançado na China com uma velocidade máxima de 160 km/h e autonomia de 600 km.

Conheça o primeiro comboio urbano movido a hidrogénio

Comboios movidos a hidrogénio não são uma novidade, uma vez que já são usados, desde 2017, na China, para realizar percursos de longo alcance de elevada importância como Pequim-Xangai ou Pequim-Cantão.

No entanto, uma joint-venture entre as empresas chinesas CRRC Changchun Railway Company e Chengdu Rail Transit desenvolveu agora um novo tipo de locomotiva que irá permitir realizar viagens mais curtas de forma mais ecológica.

comboio hidrogenio

Este primeiro comboio urbano movido a hidrogénio saiu de uma fábrica em Chengdu a 18 de janeiro e deverá em breve entrar em operação.

Utilizando a mesma tecnologia dos comboios de grande curso, este novo alcança uma velocidade máxima de 160 km/h e oferece uma autonomia de até 600 quilómetros.

comboio hidrogenio

Viagens mais sustentáveis

Como o hidrogénio é considerada uma energia limpa, as viagens realizadas neste comboio passarão a ser mais ecológicas.

Em vez de emitir gases poluentes como o dióxido de carbono ou de enxofre, a utilização de células a hidrogénio têm apenas como resíduo vapor de água. Além disso, a obtenção deste elemento pode ser realizada através de energia eólica, solar ou hídrica.

Segundo os dados partilhados pelas empresas, se este comboio realizar uma viagem diária de cerca de 500 quilómetros a 160 km/h, será possível reduzir, ao final de um ano, 10 000 quilogramas de dióxido de carbono.

Tendo em conta que este comboio servirá como alternativa ao tradicional sistema de catenária que poderá ser assim modernizado, além de simplificar a sua manutenção.

Leitura Recomendada: Notícias sobre hidrogénio

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima