Oficialmente, a Seat revelou o seu primeiro veículo 100% elétrico que é baseado na plataforma MEB da Volkswagen, denominando-o de el-Born (nome de um dos bairros mais icónicos de Barcelona).
Com uma potência de 204 cavalos e uma autonomia de 420 quilómetros num ciclo WLTP, este modelo vai estrear-se publicamente no Salão Internacional do Automóvel de Genebra durante a noite do Grupo Volkswagen.
Saiba tudo sobre o carro elétrico el-Born da SEAT
O El-Born vai ter opção de carregamento rápido
O el-Born ainda é um “carro conceito” que foi projetado em Barcelona. Apesar disso, a sua versão final será fabricada em Zwickau, na Alemanha. Este modelo chegará ao mercado no ano 2020, mas promete recarregar a bateria em 47 minutos.
É capaz de ir dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos, graças ao seu motor de 204cv de potência!
Bateria VS autonomia
Este modelo 100% elétrico da SEAT incorpora uma bateria que é compatível com carregamentos rápidos até 100 quilowatts. Dessa forma, pode ir de 0% a 80% de carga em apenas 47 minutos, permitindo um alcance até 420km.
Também inclui um sistema de gestão da temperatura para maximizar a autonomia do automóvel elétrico nas condições ambientes mais extremas.
Aliás, é possível economizar até 60 quilómetros de autonomia, fruto da bomba de calor do el-Born conseguir diminuir o consumo de aquecimento elétrico.
Tecnologia por detrás do el-Born
O el-Born da SEAT oferece uma automação parcial do veículo para controlar a aceleração, a direção e a travagem. Além disso, também um assistente de estacionamento inteligente (sistema Park Assist).
No seu interior, o automóvel 100% elétrico do grupo Volkswagen apresenta um ecrã de 10 polegadas no centro do tablier. Além disso, aumentou a sua volumetria, permitindo arrumar uma mala entre os bancos dianteiros. Por sua vez, também é notório que há um espaço maior para os passageiros.
Video SEAT el-Born – O primeiro carro 100% elétrico da SEAT
Como será desenhado o futuro?
Em 2018, o grupo alemão Volkswagen teve um lucro de 12,15 mil milhões de euros e prevê produzir 22 milhões de veículos elétricos nos próximos 10 anos.
O presidente do grupo automóvel, Herbert Diess admitiu “Volkswagen assume a responsabilidade perante as tendências chave do futuro, em respeito à proteção do clima”, prometendo contribuir para abrandar o aquecimento global. Assim, asseguram que o objetivo é lançar cerca de 70 modelos novos de automóvel elétricos nesse período.