Primeira turbina eólica flutuante WindFloat Atlantic foi instalada

Turbina Eólica Flutuante Windfloat

A instalação da primeira turbina de WindFloat Atlantic na plataforma flutuante arrancou na passada quarta-feira (17 de Julho) no porto exterior de Ferrol, em Espanha, dando seguimento às operações para instalar o parque eólico ao largo de Viana do Castelo.

É um marco importante para o projeto WindFloat Atlantic e para o setor da energia eólica offshore, dado tratar-se da maior turbina alguma vez instalada numa plataforma flutuante.

As operações de fabrico e descarga (load-out) deste primeiro WindFloat foram levadas a cabo na semana passada em Fene (Espanha) e a plataforma foi ancorada no cais de Ferrol, onde terá início a instalação da turbina eólica.

A montagem irá desenrolar-se ao longo das próximas semanas na preparação das operações offshore, agendadas para o fim do verão, altura em que a estrutura flutuante irá partir rumo ao seu destino final ao largo da costa de Viana do Castelo.

As três turbinas que irão compor o parque eólico serão montadas em plataformas flutuantes amarradas ao leito marinho, para uma capacidade instalada total de 25 MW, o equivalente à energia consumida por 60 mil casas ao longo de um ano.

Além do mais, esta tecnologia possui enormes vantagens que a tornam mais acessível e económica, incluindo a sua montagem através de gruas terrestres convencionais em terra firme (no porto) e a utilização de métodos de transporte marítimo comuns, tais como rebocadores, em vez de embarcações de instalação offshore dispendiosas.

O projeto pertence ao consórcio Windplus, detido conjuntamente pela EDP Renováveis (54,4%), ENGIE (25%), Repsol (19,4%) e Principle Power Inc. (1,2%).

Mais sobre o projeto Windfloat

O parque eólico de Portugal terá capacidade para produzir eletricidade suficiente para 60 mil pessoas, com uma capacidade de 25 MW transmitidas por três turbinas eólicas com capacidade de 8,4 MW cada, colocadas em plataformas flutuantes, ancoradas no fundo do mar a uma profundidade de 100 metros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima