Com as constantes alterações climáticas e o tempo a esgotar-se cada vez mais, a transição para uma mobilidade elétrica já é a solução apontada por muitos governos, nomeadamente Portugal e Brasil.
Cada vez há mais incentivos para nós apostarmos em veículos elétricos em detrito de veículo a combustão. Apesar disso, esta solução ainda não é unânime, uma vez que os próprios veículos elétricos necessitam de alguns componentes (que são poluentes para o meio ambiente) que se tornem mais sustentáveis e, consequentemente, precisa de haver melhorias nesse sentido.
A bateria é um desses componentes em que o seu ciclo de vida não é perfeito, dado que existe uma extensa exploração mineira (por causa das baterias de iões de lítios).
O seu fim de vida também está longe de ser sustentável, embora esteja a servir o seu propósito…temporariamente!
Desta forma, uma empresa sueca desenvolveu a primeira bateria do Mundo totalmente reciclada e o objetivo é reutilizar 125.000 toneladas de baterias anualmente.
Primeira bateria reciclada para carros elétricos
A Northvolt desenvolveu com sucesso uma célula com manganês, níquel e cobalto 100% reciclados, os quais foram recolhidos a partir de resíduos de baterias através de um tratamento hidrometalúrgico de baixa energia.
De acordo com um comunicado de imprensa, a empresa sueca foi a primeira a reciclar uma bateria de veículos elétricos, usando materiais 100% reciclados. O processo da reciclagem envolve a utilização de uma solução aquosa para isolar os metais e, consequentemente, remover-lhes as impurezas restantes.
A Northvolt é a 1ª empresa do Mundo a desenvolver uma bateria reciclada e o objetivo é reutilizar 125.000 toneladas de baterias por ano.
A responsável ambiental da empresa, Emma Nehrenheim afirma que o processo de reciclagem ajudará a recuperar 95% dos metais previamente usados, garantindo um nível de pureza idêntico ao metal quando foi usado pela primeira vez.
Produção de baterias 100% recicladas
A Northvolt anuncia que foi a primeira empresa do Mundo a desenvolver uma bateria totalmente reciclada. Até 2030, a empresa sueca tem o objetivo de produzir células de bateria com 50% de material reciclado a uma escala industrial.
O processo de reciclagem aconteceu num único local: laboratórios da Northvolt, em Västerås, na Suécia. No entanto, após a primeira conquista, a Northvolt pretende ampliar a fábrica Northvolt Ett, em Skellefteå, na Suécia, com o intuito de originar mais espaço para a reciclagem de 125.000 toneladas de baterias por ano.
“Em última análise, um compromisso de circularidade não só reduzirá significativamente os impactos ambientais da indústria de baterias, mas também contribuirá para a nossa visão de estabelecer uma nova referência de sustentabilidade na produção… 250.000 toneladas de baterias atingirão o seu fim de vida, na Europa, em 2030”, afirma Emma Nehrenheim.
Logo, a responsável ambiental da empresa alerta que é necessário agir de imediato e começar a trabalhar e investir no sentido de encontrar solução mais sustentáveis e inovadoras.