Preço dos painéis solares

Até 2023 o preço dos painéis solares vai atingir os 8,2 cêntimos por Watt

O preço dos painéis solares irá cair para os 8,2 cêntimos por Watt até 2023, pelo menos esta é a convicção de Martin Green, pioneiro da energia solar fotovoltaica. Um valor que em 2023 será metade do seu valor atual, o que irá permitir ter eletricidade incrivelmente barata.

Green diz que esta queda dos preços se irá traduzir em acordos normais de compra de energia por um valor de apenas 1 cêntimos por kw/h, correspondendo a um quadragésimo do que atualmente os residentes pagam.

Queda do preço dos painéis solares

As suas declarações foram proferidas durante o Smart Energy Council em Sydney, e segundo ele isto poderá ainda levar a uma proliferação massiva da energia solar, o que levantaria um novo problema, o que fazer com o excedente de eletricidade gerada por energia solar, quando a procura é baixa?

MARTIN Green é famoso por já ter previsto a queda do preço da energia solar no início da década de 2000.

Altura em que disse que o custo da energia solar em 2020 iria baixar para cerca de 1 dólar! Sendo que na altura parecia uma previsão tremendamente otimista!

Mas um aumento repentino de produção de painéis fotovoltaicos na China, impulsionado por investimentos em todo o mundo, mostrou que a sua previsão era demasiado conservadora, o que fez com que o preço superior a 4 dólares em 2008 baixasse para menos de 1 dólares ainda em 2012!

E a tecnologia “PERC”, desenvolvida por ele e a sua equipa na Universidade de Nova Gales do Sul, veio reduzir ainda mais os custos! Uma previsão que assim saiu “furada” pois atingiu-se o valor mais baixo do Kw/h muito antes do previsto!

Apesar de a Agência Internacional de Energia ter tardado em reconhecer o potencial das energias renováveis, no ano passado já vieram dizer que a energia solar oferecer um dos custos de eletricidade mais baixos do mercado.

“Atualmente estamos a cerca de 20 centavos de dólar americano por watt… mas o impulso continua bem vivo, e assim penso que vamos continuar essa trajetória. Assim, com as taxas de redução de custos, que são de 20 a 24 por cento por ano, serão precisos cerca de anos para que o custo da energia solar baixe para metade. Espero assim que em 2023 o custo de um painel solar esteja nos 10 centavos por Watt”, afirmou.

Está ainda convicto que durante a próxima década, talvez a meio da década, hajam acordos de compra de energia a menos de um cêntimo por Kw/h de forma rotineira e os preços dos painéis solares estejam a menos de 8 cêntimos por Watt!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui